(Des) encontros entre a leitura da teoria linguística no curso de letras e o ensino da leitura na escola
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n1p41Palabras clave:
Leitura, Ensino Superior, Teoria LinguísticaResumen
Neste artigo, apresentamos uma breve reflexão sobre o valor da leitura na nossa sociedade e os problemas relacionados ao ensino da leitura na escola e, consequentemente, na universidade. Além disso, discutimos alguns entraves - que favorecem o fracasso da escola no ensino da leitura - na formação linguística do professor de língua portuguesa e o papel da universidade na manutenção desses entraves. Por fim, reconhecendo a importância da pesquisa em interface com a extensão, citamos uma proposta para minimizar os problemas de leitura: um projeto de pesquisa e extensão sobre leitura e produção de textos desenvolvido com alunos de graduação do curso de Letras.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Juliana Bertucci Barbosa, Marinalva Vieira Barbosa, Acir Mario Karwoski

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.










