(Des) encontros entre a leitura da teoria linguística no curso de letras e o ensino da leitura na escola

Autores/as

  • Juliana Bertucci Barbosa UFTM / UNESP (pesquisador)
  • Marinalva Vieira Barbosa UFTM
  • Acir Mario Karwoski UFTM

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n1p41

Palabras clave:

Leitura, Ensino Superior, Teoria Linguística

Resumen

Neste artigo, apresentamos uma breve reflexão sobre o valor da leitura na nossa sociedade e os problemas relacionados ao ensino da leitura na escola e, consequentemente, na universidade. Além disso, discutimos alguns entraves - que favorecem o fracasso da escola no ensino da leitura - na formação linguística do professor de língua portuguesa e o papel da universidade na manutenção desses entraves. Por fim, reconhecendo a importância da pesquisa em interface com a extensão, citamos uma proposta para minimizar os problemas de leitura: um projeto de pesquisa e extensão sobre leitura e produção de textos desenvolvido com alunos de graduação do curso de Letras.

 

Biografía del autor/a

Juliana Bertucci Barbosa, UFTM / UNESP (pesquisador)

- Doutor em Linguistica e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara.

- Professor Adjunto do Curso de Letras da UFTM

Marinalva Vieira Barbosa, UFTM

- Pós-doutorado UNICAMP

- doutorado em Linguistica (UNICAMP)

- professor adjunto UFTM

Acir Mario Karwoski, UFTM

- doutor em Linguística (UFPR)

- professor adjunto UFTM

Publicado

2010-06-10

Cómo citar

BERTUCCI BARBOSA, Juliana; BARBOSA, Marinalva Vieira; KARWOSKI, Acir Mario. (Des) encontros entre a leitura da teoria linguística no curso de letras e o ensino da leitura na escola. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 41–60, 2010. DOI: 10.5433/2237-4876.2010v13n1p41. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/5110. Acesso em: 25 jul. 2024.