Condicionamentos lingüísticos e sociais sobre a seqüênciação de informações no português oral d’aquém e d’além mar: mudança em progresso?
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2003v6n2p219Palabras clave:
Domínio funcional da seqüenciação, Português brasileiro e europeu.Resumen
Neste artigo, trato da função que denominei “seqüenciação retroativo-propulsora”, responsável por estabelecer uma relação coesiva entre um enunciado passado e um futuro. Unindo pressupostos teóricos da Teoria Variacionista e do Funcionalismo Lingüístico, analiso os conectores seqüenciadores e, aí, daí, então e portanto como variantes no português brasileiro e no português europeu, verificando como eles são influenciados por grupos de fatores lingüísticos e sociais. Os resultados, obtidos através de análise quantitativa, permitem assumir a hipótese de que o domínio funcional da seqüenciação tem percorrido caminhos diferentes no PB e no PE.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.