Uma Análise do Tratamento da Oralidade e do Gênero Exposição Oral no Livro Didático de Língua Portuguesa dos Anos Finais (PNLD 2020)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2023v26n1p52Palabras clave:
Livro didático de língua portuguesa, Oralidade, Exposição oralResumen
Este artigo objetiva analisar o tratamento da exposição oral na coleção de livro didático de Língua Portuguesa, Português: Conexão e Uso da editora Saraiva aprovada pelo PNLD de 2020, mais especificamente, quais as orientações para a produção do gênero e quais os elementos da oralidade são contemplados no trabalho com o gênero. Usamos como base, os estudos sobre oralidade de Carvalho e Ferrarezi Jr (2018), Bueno (2008), da pesquisa com o oral em livros didáticos de Storto e Brait (2020), e com o gênero exposição oral de Dolz et al (2004). Essa pesquisa se situa no campo da Linguística Aplicada e faz uso da análise documental (LÜDKE e ANDRÉ, 2012) e da análise de conteúdo (BARDIN, 2011) como aporte teórico-metodológico. A análise evidenciou que a coleção, nos volumes de 6º, 7º, 9º anos, trabalha com o gênero exposição oral a partir de duas habilidades da BNCC (EF69LP38/EF67LP21), oferecendo orientações para a realização do gênero: organização, roteiro, pesquisa do tema; e das particularidades da oralidade: postura, ritmo, entonação da voz. Entretanto, não são ofertados exemplares do gênero para que os estudantes observem sua realização, o que pode levar a possíveis dificuldades no momento da produção do gênero.
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