As Configurações do Gênero Tutorial em Vídeo na Formação de Professores de Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2023v26n1p144Palabras clave:
Oralidade, Tutorial em vídeo, Formação de professoresResumen
Apresentamos, neste artigo, um modelo didático do gênero tutorial em vídeo, construído a partir do levantamento de suas configurações para subsidiar ações de formação docente em uma pesquisa de doutorado, em andamento, com professores de Língua Portuguesa da Educação Básica. Tomamos como base os pressupostos de análise do Interacionismo Sociodiscursivo, a partir de um corpus de 30 tutoriais coletados do Youtube. As pesquisas que enfocam a construção de modelos didáticos de gênero são necessárias para dar base à elaboração de sequências didáticas, seja na escola básica, seja em cursos de formação de professores. O levantamento dos dados, então, forneceu elementos para duas ações de um curso de formação docente, realizado em 2020: a) a explicitação dos elementos ensináveis do tutorial para os docentes, que produziram exemplares do gênero ao final do curso, assumindo a posição de autoria; b) a elaboração de materiais didáticos para o trabalho com a oralidade na escola. Compreendemos, com esta pesquisa, que o modelo didático é um instrumento mediador fundamental na formação docente para melhor visualização de elementos e fenômenos linguísticos da oralidade necessários não apenas para a produção do gênero pelos próprios docentes, mas também para a desejada transposição de gêneros orais no ensino básico.
Descargas
Citas
ANDRÉ, M. E. D. A. de. Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas, São Paulo: Papirus, 2016.
ARAÚJO, D. L.; SILVA, W. M. Oralidade em foco: conceito, descrição e experiências de ensino. Editora Pontes, 2016.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BARBOSA, G. O. Desenvolvendo capacidades de linguagem na oralidade: o gênero textual tutorial em vídeo e a formação docente. Tese (em andamento).
BARBOSA, G. O.; MAGALHÃES, T. G. CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A PRÁTICA DE ORALIDADE NA ESCOLA: AVANÇOS E PERSPECTIVAS. Trama, [S. l.], v. 17, n. 42, p. 63–77, 2022. DOI: 10.48075/rt.v17i42.27273. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/27273. Acesso em: 20 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v17i42.27273
BARROS, E. M. D.; MAFRA G. M. Ferramentas para o planejamento de ensino: foco na transposição didática externa de gêneros textuais. Raído, Dourados, MS, v. 11, n. 25, p. 13-36, jan./jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v11i25.5012
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEB. 2018.
BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
BUENO, L. Gêneros orais na escola: necessidades e dificuldades de um trabalho efetivo. Revista Instrumento, v. 11, n. 1, p. 9-18, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/18612. Acesso em: set. 2019.
BUENO, L.; COSTA-HÜBES, T. C. (orgs). Gêneros orais no ensino. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2015.
BUENO, L. DIOLINA, K. JACOB, A. E. Título. In: MAGALHÃES, T. G.; BUENO, L. COSTA-MACIEL, D. A. G. Oralidade e gêneros orais: experiências na formação docente. Campinas, Pontes Editores, 2021.
CARNIN, A.; GUIMARÃES, A.M.M. Modelo didático de gênero, genericidade e textualidade: apontamentos sobre o ensino de língua portuguesa e a formação de professores. In: WITTKE, C. I.; MORETTO, M.; CORDEIRO, G. S. Dilemas e perspectivas didáticas em formação docente e ensino de língua. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2018. p. 49-77.
CARNIN, A. REMUS-MORAES, L. Oralidade na e para a (trans)formação docente: uma experiência com o gênero entrevista. In: MAGALHÃES, T. G.; BUENO, L.; COSTA-MACIEL, D. A. G. Oralidade e gêneros orais: experiências na formação docente. Campinas: Editora Pontes, 2021.
COSCARELLI, C. V.; KERSCH, D. F. Pedagogia dos multiletramentos: alunos conectados? Novas escolas + Novos professores. In: KERSCH, D. F.; COSCARELLI, C. V.; CANI, J. B. (orgs.). Multiletramentos e multimodalidade: ações pedagógicas aplicadas à linguagem. Campinas: Pontes Editores, 2016. p. 7-14.
COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
COSTA-MACIEL, D. A. G. Os saberes docentes para o ensino do oral: o que sabem os docentes e como compreendem as atividades propostas pelos livros didáticos de língua portuguesa? 2011. 215 p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco. 2011.
COSTA-MACIEL, D. A. G.; BARBOSA, M. L. F. F. Gêneros orais e suas dimensões ensináveis: escolhas e proposições docentes no trato com a oralidade. In: MAGALHÃES, T. G.; GARCIA-REIS, A. R.; FERREIRA, H. Concepção discursiva de linguagem: ensino e formação docente. Campinas, São Paulo: Editora Pontes, 2017.
COSTA-MACIEL, D. A. G.; BILRO, F. K. S. O que é ensinar a oralidade? Análise de proposições didáticas apresentadas em livros destinados aos anos iniciais da educação básica. Educação em Revista (online), v. 34, p. 01-29, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698165712
DE PIETRO, J.; SCHNEUWLY, B. O modelo didático de gênero: um conceito da engenharia didática. In: E. L. NASCIMENTO (Org.). Gêneros textuais: da didática de línguas aos objetos de ensino. Campinas, Pontes Editores, 2014, p. 51-81.
DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: SCHNEUWLY, B.; J. DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 81-108.
GALVÃO, M. A. M.; AZEVEDO, J. A. M. A oralidade em sala de aula de língua portuguesa: o que dizem os professores do ensino básico. Revista Filologia e Linguística Portuguesa, v. 17, n. 1, p. 249-272, 2015. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/108791. Acesso em: fev. 2018. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v17i1p249-272
GARCIA-REIS, A. R.; BOTELHO, L. S.; MAGALHÃES, T. G. (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. pp. 69-96.
GATTI, B. A. Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses. Educar em Revista. Curitiba, n. 50, p. 51-67, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602013000400005
LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P.; NASCIMENTO, B. E. S. Basta conversar? A prática de ensino da oralidade no segundo ciclo. In: HEINIG, O.; FRONZA, C. A. (Orgs). Diálogos entre linguística e educação. Blumenau, EdiFurb 2010, p. 91-114
LEAL, T. F; GOIS, S. A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como foco de reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
LUNA, E. A. A. Desafios de docentes universitários brasileiros sobre didática da oralidade na formação do professor de Português. Indagatio Didactica, v. 9, n. 4, p. 81-96, 19 dez. 2017.
Disponível em: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/721 Acesso em 20 dez. 2022
LUNA, E. A. A. Didática da oralidade na formação inicial do professor de português: um olhar sobre documentos curriculares e discursos docentes e discente de instituições de ensino superior. Tese (Doutorado em Linguística). Programa de Pós-Graduação em Linguística. Universidade Federal de Campina Grande. 2016.
MACHADO, A. R.; CRISTÓVÃO, V. L. L. A construção de modelos didáticos de gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. Revista Linguagem em (dis)curso, Tubarão, v. 6, n. 3, p. 547- 573, 2006. Disponível em:
/index.php /Linguagem_Discurso/article/view/349>. Acesso em: 10 jan. 2020.
MAGALHÃES, T. G.; BUENO, L. COSTA-MACIEL, D. A. G. Oralidade e gêneros orais: experiências na formação docente. Campinas, Pontes Editores, 2021.
MAGALHÃES, T. G.; CASTRO, J.J. S.; NEVES, C. L. L. Revisão sobre oralidade no contexto acadêmico de formação docente: quais práticas e gêneros? In: Rosângela Veiga Júlio Ferreira; Hilda Aparecida Linhares da Silva Micarello (Orgs). Conhecimentos em cadeias dialógicas de enunciados: linguagem, infâncias e educação nas produções de um grupo de pesquisa em Ciências Humanas. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.31560/pimentacultural/2022.95651.7
https://www.pimentacultural.com/_files/ugd/6f8845_4f7017ca256f46d2899f2916933586c5.pdf
MAGALHÃES, T. G; LACERDA, A. P. O. Concepções e práticas de oralidade na escola básica na perspectiva dos docentes. Revista Horizontes, Universidade São Francisco. 2019. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/664. Acesso em: fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.664
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.
NONATO, S. Oralidade, ensino de língua portuguesa e formação do professor. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 19, n. 1, p. 49-68, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982019000100049 DOI: https://doi.org/10.1590/1984-6398201913577
Acesso em: jan. 2020.
NONATO, S. Oralidade e formação docente: o caso das microaulas. Revista da Anpoll, [S. l.], v. 53, n. 1, p. 35–53, 2022. DOI: 10.18309/ranpoll.v53i1.1616. Disponível em: https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/1616. Acesso em: 5 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.18309/ranpoll.v53i1.1616
PALMIERE, D.T.L. Concepções sobre o oral e seu ensino junto a professores em formação. In: Anais do Congresso de Leitura de Brasil. 2005. Disponível em: http://alb.org.br/arquivo-morto/edicoes_ anteriores/anais 16/sem11pdf/sm 11ss02_03.pdf Acesso em: junho de 2016
SANTIAGO, M. S. Unidades fraseológicas especializadas em tutoriais de ambientes virtuais de aprendizagem: proposta de um sistema classificatório com base na valência verbal. Tese. 2013. Disponível em https://www.lume. ufrgs.br/handle/10183/2/ browse?value=Santiago%2 C+M%C3%A1rcio+Sales&type=author. Acesso em jan 2019. DOI: https://doi.org/10.14393/Lex2-v1n2a2016-2
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (trad e org Roxane Rojo). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2004.
SOUZA, K. A.; CRISTOVÃO, V. L. L. O gênero textual “entrevista de emprego”: suas características na esfera acadêmica visando a escolas de idioma. In: BUENO, L.; COSTA-HÜBES, T. C. Gêneros orais no ensino. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015.
STUTZ L.; CARNEIRO F. D. V. Formação docente inicial e continuada: entre avaliação do agir e configuração de saberes. Revista Eutomia, Recife, 15 (1): 428-446, jul. 2015. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i15p28-446
https://periodicos.ufpe.br/revistas/EUTOMIA/article/view/1313 Acesso em ago. 2020
SUMIYA A. H. O gênero multimodal tutorial em vídeo e suas contribuições no ensino-aprendizagem de francês como língua estrangeira por adolescentes. Dissertação de Mestrado. 2016. Disponível em: https://teses.usp.br/index.php ?option=com_jumi&fileid=17&Itemid=1 60&lang =pt- br&id= F7A9034A606F . Acesso em jan 2019
ZANI, J. B.; BUENO, L. O ISD, a Análise da Conversação e os Meios não-linguísticos: uma proposta de quadro de análise da comunicação oral em eventos científicos. Revista Veredas, v. 21, n. 3, 2017. Disponível em: https://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2017/11/34-O-ISD-a-An%C3%A1lise-da-Conversa%C3%A7%C3%A3o-e-os-Meios-n%C3%A3o-lingu%C3%ADsticos.pdf Acesso em: mar. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Gisele de Oliveira Barbosa, Tânia Guedes Magalhães
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.