The Video Tutorial Genre Configurations in the Teachers Training of Portuguese Language

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2023v26n1p144

Keywords:

Orality, Video Tutorial, Teachers Training

Abstract

We present, in this article, a didactic model of the textual genre video tutorial, constructed from the survey of its configurations to subsidize actions of teacher training in an ongoing doctorate research with Portuguese language teachers from Basic Education. We took as a base the assumptions of analysis from the Socio-discursive Interactionism (SDI), analyzing a corpus of 30 tutorials collected from YouTube. The researches that aim the construction of didactic models of textual genres are necessary to provide a base for the elaboration of didactic sequences, in basic school and teacher training courses. The data collection provided elements for two actions in the teacher training course, held in 2020: a) the explanation of the teachable elements of the video tutorial to the teachers, who produced the genre at the end of the course, assuming the place of authorship; b) the elaboration of didactic materials to teach orality at school. We confirm, with this research, that the didactic model is a key mediator instrument to teacher training to better visualize the elements and the linguistic phenomena of orality those are necessary not only for the production of the genre by teachers themselves, but also for the required oral genres transposition al the basic Education.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gisele de Oliveira Barbosa, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduada e mestre em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutoranda em Educação pela mesma universidade. Professora da rede municipal de ensino de Juiz de Fora (MG)

Tânia Guedes Magalhães, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduada em Letras, Mestre em Linguística e Doutora em Letras (Ensino de Linguagem).

Professora Associada da Universidade Federal de Juz de Fora

Líder do Grupo de Pesquisa Linguagem, Ensino e Práticas Sociais 

Núcleo FALE - FACED/UFJF

Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino

References

ANDRÉ, M. E. D. A. de. Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas, São Paulo: Papirus, 2016.

ARAÚJO, D. L.; SILVA, W. M. Oralidade em foco: conceito, descrição e experiências de ensino. Editora Pontes, 2016.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BARBOSA, G. O. Desenvolvendo capacidades de linguagem na oralidade: o gênero textual tutorial em vídeo e a formação docente. Tese (em andamento).

BARBOSA, G. O.; MAGALHÃES, T. G. CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A PRÁTICA DE ORALIDADE NA ESCOLA: AVANÇOS E PERSPECTIVAS. Trama, [S. l.], v. 17, n. 42, p. 63–77, 2022. DOI: 10.48075/rt.v17i42.27273. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/27273. Acesso em: 20 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v17i42.27273

BARROS, E. M. D.; MAFRA G. M. Ferramentas para o planejamento de ensino: foco na transposição didática externa de gêneros textuais. Raído, Dourados, MS, v. 11, n. 25, p. 13-36, jan./jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v11i25.5012

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEB. 2018.

BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BUENO, L. Gêneros orais na escola: necessidades e dificuldades de um trabalho efetivo. Revista Instrumento, v. 11, n. 1, p. 9-18, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/18612. Acesso em: set. 2019.

BUENO, L.; COSTA-HÜBES, T. C. (orgs). Gêneros orais no ensino. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2015.

BUENO, L. DIOLINA, K. JACOB, A. E. Título. In: MAGALHÃES, T. G.; BUENO, L. COSTA-MACIEL, D. A. G. Oralidade e gêneros orais: experiências na formação docente. Campinas, Pontes Editores, 2021.

CARNIN, A.; GUIMARÃES, A.M.M. Modelo didático de gênero, genericidade e textualidade: apontamentos sobre o ensino de língua portuguesa e a formação de professores. In: WITTKE, C. I.; MORETTO, M.; CORDEIRO, G. S. Dilemas e perspectivas didáticas em formação docente e ensino de língua. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2018. p. 49-77.

CARNIN, A. REMUS-MORAES, L. Oralidade na e para a (trans)formação docente: uma experiência com o gênero entrevista. In: MAGALHÃES, T. G.; BUENO, L.; COSTA-MACIEL, D. A. G. Oralidade e gêneros orais: experiências na formação docente. Campinas: Editora Pontes, 2021.

COSCARELLI, C. V.; KERSCH, D. F. Pedagogia dos multiletramentos: alunos conectados? Novas escolas + Novos professores. In: KERSCH, D. F.; COSCARELLI, C. V.; CANI, J. B. (orgs.). Multiletramentos e multimodalidade: ações pedagógicas aplicadas à linguagem. Campinas: Pontes Editores, 2016. p. 7-14.

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

COSTA-MACIEL, D. A. G. Os saberes docentes para o ensino do oral: o que sabem os docentes e como compreendem as atividades propostas pelos livros didáticos de língua portuguesa? 2011. 215 p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco. 2011.

COSTA-MACIEL, D. A. G.; BARBOSA, M. L. F. F. Gêneros orais e suas dimensões ensináveis: escolhas e proposições docentes no trato com a oralidade. In: MAGALHÃES, T. G.; GARCIA-REIS, A. R.; FERREIRA, H. Concepção discursiva de linguagem: ensino e formação docente. Campinas, São Paulo: Editora Pontes, 2017.

COSTA-MACIEL, D. A. G.; BILRO, F. K. S. O que é ensinar a oralidade? Análise de proposições didáticas apresentadas em livros destinados aos anos iniciais da educação básica. Educação em Revista (online), v. 34, p. 01-29, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698165712

DE PIETRO, J.; SCHNEUWLY, B. O modelo didático de gênero: um conceito da engenharia didática. In: E. L. NASCIMENTO (Org.). Gêneros textuais: da didática de línguas aos objetos de ensino. Campinas, Pontes Editores, 2014, p. 51-81.

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: SCHNEUWLY, B.; J. DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 81-108.

GALVÃO, M. A. M.; AZEVEDO, J. A. M. A oralidade em sala de aula de língua portuguesa: o que dizem os professores do ensino básico. Revista Filologia e Linguística Portuguesa, v. 17, n. 1, p. 249-272, 2015. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/108791. Acesso em: fev. 2018. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v17i1p249-272

GARCIA-REIS, A. R.; BOTELHO, L. S.; MAGALHÃES, T. G. (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. pp. 69-96.

GATTI, B. A. Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses. Educar em Revista. Curitiba, n. 50, p. 51-67, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602013000400005

LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P.; NASCIMENTO, B. E. S. Basta conversar? A prática de ensino da oralidade no segundo ciclo. In: HEINIG, O.; FRONZA, C. A. (Orgs). Diálogos entre linguística e educação. Blumenau, EdiFurb 2010, p. 91-114

LEAL, T. F; GOIS, S. A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como foco de reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

LUNA, E. A. A. Desafios de docentes universitários brasileiros sobre didática da oralidade na formação do professor de Português. Indagatio Didactica, v. 9, n. 4, p. 81-96, 19 dez. 2017.

Disponível em: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/721 Acesso em 20 dez. 2022

LUNA, E. A. A. Didática da oralidade na formação inicial do professor de português: um olhar sobre documentos curriculares e discursos docentes e discente de instituições de ensino superior. Tese (Doutorado em Linguística). Programa de Pós-Graduação em Linguística. Universidade Federal de Campina Grande. 2016.

MACHADO, A. R.; CRISTÓVÃO, V. L. L. A construção de modelos didáticos de gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. Revista Linguagem em (dis)curso, Tubarão, v. 6, n. 3, p. 547- 573, 2006. Disponível em:

/index.php /Linguagem_Discurso/article/view/349>. Acesso em: 10 jan. 2020.

MAGALHÃES, T. G.; BUENO, L. COSTA-MACIEL, D. A. G. Oralidade e gêneros orais: experiências na formação docente. Campinas, Pontes Editores, 2021.

MAGALHÃES, T. G.; CASTRO, J.J. S.; NEVES, C. L. L. Revisão sobre oralidade no contexto acadêmico de formação docente: quais práticas e gêneros? In: Rosângela Veiga Júlio Ferreira; Hilda Aparecida Linhares da Silva Micarello (Orgs). Conhecimentos em cadeias dialógicas de enunciados: linguagem, infâncias e educação nas produções de um grupo de pesquisa em Ciências Humanas. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.31560/pimentacultural/2022.95651.7

https://www.pimentacultural.com/_files/ugd/6f8845_4f7017ca256f46d2899f2916933586c5.pdf

MAGALHÃES, T. G; LACERDA, A. P. O. Concepções e práticas de oralidade na escola básica na perspectiva dos docentes. Revista Horizontes, Universidade São Francisco. 2019. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/664. Acesso em: fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.664

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.

NONATO, S. Oralidade, ensino de língua portuguesa e formação do professor. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 19, n. 1, p. 49-68, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982019000100049 DOI: https://doi.org/10.1590/1984-6398201913577

Acesso em: jan. 2020.

NONATO, S. Oralidade e formação docente: o caso das microaulas. Revista da Anpoll, [S. l.], v. 53, n. 1, p. 35–53, 2022. DOI: 10.18309/ranpoll.v53i1.1616. Disponível em: https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/1616. Acesso em: 5 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.18309/ranpoll.v53i1.1616

PALMIERE, D.T.L. Concepções sobre o oral e seu ensino junto a professores em formação. In: Anais do Congresso de Leitura de Brasil. 2005. Disponível em: http://alb.org.br/arquivo-morto/edicoes_ anteriores/anais 16/sem11pdf/sm 11ss02_03.pdf Acesso em: junho de 2016

SANTIAGO, M. S. Unidades fraseológicas especializadas em tutoriais de ambientes virtuais de aprendizagem: proposta de um sistema classificatório com base na valência verbal. Tese. 2013. Disponível em https://www.lume. ufrgs.br/handle/10183/2/ browse?value=Santiago%2 C+M%C3%A1rcio+Sales&type=author. Acesso em jan 2019. DOI: https://doi.org/10.14393/Lex2-v1n2a2016-2

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (trad e org Roxane Rojo). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2004.

SOUZA, K. A.; CRISTOVÃO, V. L. L. O gênero textual “entrevista de emprego”: suas características na esfera acadêmica visando a escolas de idioma. In: BUENO, L.; COSTA-HÜBES, T. C. Gêneros orais no ensino. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015.

STUTZ L.; CARNEIRO F. D. V. Formação docente inicial e continuada: entre avaliação do agir e configuração de saberes. Revista Eutomia, Recife, 15 (1): 428-446, jul. 2015. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i15p28-446

https://periodicos.ufpe.br/revistas/EUTOMIA/article/view/1313 Acesso em ago. 2020

SUMIYA A. H. O gênero multimodal tutorial em vídeo e suas contribuições no ensino-aprendizagem de francês como língua estrangeira por adolescentes. Dissertação de Mestrado. 2016. Disponível em: https://teses.usp.br/index.php ?option=com_jumi&fileid=17&Itemid=1 60&lang =pt- br&id= F7A9034A606F . Acesso em jan 2019

ZANI, J. B.; BUENO, L. O ISD, a Análise da Conversação e os Meios não-linguísticos: uma proposta de quadro de análise da comunicação oral em eventos científicos. Revista Veredas, v. 21, n. 3, 2017. Disponível em: https://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2017/11/34-O-ISD-a-An%C3%A1lise-da-Conversa%C3%A7%C3%A3o-e-os-Meios-n%C3%A3o-lingu%C3%ADsticos.pdf Acesso em: mar. 2020.

Published

2023-08-11

How to Cite

BARBOSA, Gisele de Oliveira; MAGALHÃES, Tânia Guedes. The Video Tutorial Genre Configurations in the Teachers Training of Portuguese Language. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 144–160, 2023. DOI: 10.5433/2237-4876.2023v26n1p144. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/47242. Acesso em: 21 nov. 2024.