Práticas leitoras de alunos do segundo ciclo do ensino fundamental

Autores/as

  • Cristiane Ângelo Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Renilson José Menegassi Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2007v10n2p67

Palabras clave:

Leitura, Ensino fundamental, Quarta série.

Resumen

O presente trabalho trata da análise de questionários de leitura aplicados a 202 alunos da série final de segundo ciclo do ensino fundamental (quarta série) pertencentes a nove escolas localizadas no município de Irati-PR, sendo duas na área central da cidade, três em bairros próximos e quatro na zona rural. O objetivo geral foi diagnosticar a qualidade de leitura desses alunos atendidos pelas redes pública e particular do município. Os resultados demonstram o predomínio nas escolas da concepção de leitura como extração de significados do texto. Assim, os alunos tendem a renunciar às palavras próprias, adquiridas em suas experiências histórico-sócio-culturais, valorizando apenas o que o texto lhes apresenta.

Biografía del autor/a

Cristiane Ângelo, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Possui graduação em Letras: Português/ Inglês pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1998) e mestrado em Letras: Estudos Lingüísticos pela Universidade Estadual de Maringá (2005). Atualmente é professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Renilson José Menegassi, Universidade Estadual de Maringá

Realizou seu curso de Mestrado em Lingüística na Universidade Federal de Santa Catarina, investigando os processos de leitura em sala de aula. No curso de Doutorado em Letras, realizado na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Assis), investigou os processos de revisão e reescrita em textos de alunos do curso de Letras. Atua nas linhas de pesquisa 'Ensino e Aprendizagem de Línguas', enfatizando-se a leitura e a escrita em situação de ensino, e 'Formação do Professor de Língua', investigando a constituição da escrita na formação inicial e continuada. Atua na graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá e no Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição.

Publicado

2007-12-15

Cómo citar

ÂNGELO, Cristiane; MENEGASSI, Renilson José. Práticas leitoras de alunos do segundo ciclo do ensino fundamental. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 67–88, 2007. DOI: 10.5433/2237-4876.2007v10n2p67. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4194. Acesso em: 4 jul. 2024.