Professoras-em-construção: Reflexões sobre diários de aprendizagem e formação docente

Autores/as

  • Carla L. Reichmann Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2007v10n1p109

Palabras clave:

Formação de professores, Diários reflexivos, Narrativas docentes.

Resumen

Este artigo objetiva lançar um olhar sobre narrativas docentes produzida por duas professoras de língua inglesa/mestrandas que cursaram a disciplina Fundamentos de Lingüística Aplicada (ministrada pela autora em 2006/1). Simultaneamente constituindo histórias singulares de aprendizagem docente e construindo conjuntamente um mosaico de 'paisagens de saberes profissionais' (CONNELLY e CLANDININ, 1999), as narrativas focalizam diários de aprendizagem produzidos ao longo dessa disciplina, voltada à formação, pesquisa e identidade docente (FAIRCLOUGH, 1992; MOITA LOPES, 1996, 2004; FREEMAN, 1996; LUDKE, 2001; CELANI e MAGALHÃES, 2002; BURTON, 2005; GIMENEZ, 2005; KLEIMAN e MATÊNCIO, 2005 entre outros). Esta análise de cunho interpretativo discute os (re) posicionamentos mais salientes nas narrativas. Em suma, serão discutidas as implicações deste estudo em andamento em termos de formação e identidade docente.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Carla L. Reichmann, Universidade Federal da Paraíba

Possui mestrado em Ensino de Inglês como Segunda Língua (TESL) pela School for International Training (SIT), em Vermont, EUA., e doutorado em Lingüística Aplicada na pós-graduação em inglês (2001), pela Universidade Federal de Santa Catarina, atualmente é professora  na Universidade Federal da Paraíba -

UFPB.

 

Publicado

2007-07-15

Cómo citar

REICHMANN, C. L. Professoras-em-construção: Reflexões sobre diários de aprendizagem e formação docente. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 109–126, 2007. DOI: 10.5433/2237-4876.2007v10n1p109. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3971. Acesso em: 19 may. 2024.