A Análise Contrastiva em funcionamento: Consideraçõe Teóricas e suas Aplicações Práticas

Autores/as

  • Svetlana kurtes University of Cambridge

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2006v9n1p111

Palabras clave:

Análise Contrastiva, Gramática Contrastiva Inglês- Servo- Croata, Reflexividade, Middlenesss, Pedagogia da Linguagem.

Resumen

O texto relata os resultados de uma análise contrastiva pedagogicamente orientada e baseada em um corpus voltado para complementar e suplementar os resultados do Projeto Contrastivo Inglês- Servo-Croata Yoguslavo, representando também uma contribuição para a edição revisada da Gramática Contrastiva Inglês-Servo-Croata. A análise especificamente focaliza a reflexividade verbal e middleness nas duas línguas, restringindo-se aos chamados ‘se – verbos’, verbos seguidos do morfema se em Servo-Croata e em seus equivalentes, na tradução para o inglês. Algumas inovações teóricas e metodológicas em pesquisa lingüística contrastiva são discutidas na primeira parte do texto, concluindo que novas pesquisas na estrutura proposta podem gerar resultados contrastivamente valiosos que podem ser futuramente aplicados a uma variedade de campos de estudo, prioritariamente para a pedagogia da linguagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Svetlana kurtes, University of Cambridge

Graduada em Filologia; mestre em Sociolingüística e Lingüística Aplicada; Doutora em Lingüística Contrastiva.

Publicado

2006-07-15

Cómo citar

KURTES, Svetlana. A Análise Contrastiva em funcionamento: Consideraçõe Teóricas e suas Aplicações Práticas. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 111–140, 2006. DOI: 10.5433/2237-4876.2006v9n1p111. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3785. Acesso em: 30 dic. 2024.