O papel da categoria conhecimento nos processos de compreensão leitora

Autores/as

  • Alessandra Baldo UFPel

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2007v10n2p27

Palabras clave:

Compreensão Leitora, Conhecimento de Palavras, Conhecimento de Domínio, Estratégias de Leitura

Resumen

Perfetti et al (1996) dividem em duas grandes categorias os componentes presentes na compreensão leitora: a de processos e a de conhecimento. Na primeira estão os processos lexicais, a capacidade da memória de trabalho, a realização de inferências e o monitoramento da compreensão; na segunda, o significado das palavras e o conhecimento de domínio. O objetivo do presente artigo é mostrar a importância dos tipos de conhecimento implicados na segunda categoria para o processo global de compreensão leitora. Para tanto, as estratégias de leitura utilizadas por leitores adultos com escores mais altos de compreensão leitora serão comparadas com as utilizadas por leitores com escores mais baixos, ao responderem a questões específicas de inferência de vocabulário.

Biografía del autor/a

Alessandra Baldo, UFPel

Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Letras - habilitação em Lingüística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006), com doutorado-sanduíche na Northern Arizona University, EUA.

Publicado

2007-12-15

Cómo citar

BALDO, Alessandra. O papel da categoria conhecimento nos processos de compreensão leitora. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 27–44, 2007. DOI: 10.5433/2237-4876.2007v10n2p27. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3727. Acesso em: 4 jul. 2024.