Entre Condições e Hipóteses: Empirismo e Cultura

Autores/as

  • João Carlos Cattelan Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Luciane Thomé Schröder Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Cascavel

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2005v8n2p25

Palabras clave:

Discurso, Conjunção, Condição, Cultura.

Resumen

A conjunção subordinativa se é tratada pela gramática tradicional como um conetivo que cria uma relação condicional ou hipotética entre as orações. Um fato seria uma condição ou hipótese que deveria realizar-se para que o outro pudesse realizar-se. Considerada sob a perspectiva da Lingüística Textual, essa conjunção é vista como um conetivo lógico-semântico, já que, diferentemente dos operadores discursivo-argumentativos, que tomam como eixo de reflexão a interação dos protagonistas do discurso, as suas relações se dariam entre as orações, dentro de uma visada lingüística. Este texto tece reflexões sobre estas formas de concepção e pleiteia a existência de, pelo menos, dois se(s), ambos de caráter discursivo (um mais evidentemente que outro): o primeiro teria como base o sistema de referência do mundo objetivo; o segundo teria como pano de fundo o lastro cultural de um grupo, o que se pode provar pelo fato de apenas o último suportar uma contra-enunciação irônica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Carlos Cattelan, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Concluiu o doutorado em Letras (Lingüística e Língua Portuguesa) [Araraquara], pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, em 2003. Atualmente, é Professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atua na área de Letras, com ênfase em Análise do Discurso.

Luciane Thomé Schröder, Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Cascavel

Possui Graduação em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1999), Mestrado em Letras em Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2006) e cursa o doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2008).

Publicado

2005-12-15

Cómo citar

CATTELAN, João Carlos; SCHRÖDER, Luciane Thomé. Entre Condições e Hipóteses: Empirismo e Cultura. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 25–46, 2005. DOI: 10.5433/2237-4876.2005v8n2p25. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3704. Acesso em: 23 dic. 2024.