Gêneros em Expressão Oral: Elementos por uma Sequência Didática no Domínio do Argumentar

Autores/as

  • Elvira Lopes Nascimento Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2005v8n1p131

Palabras clave:

Gêneros Testuais, Interacionismo Sócio-Discursivo, Transposição Didática.

Resumen

Neste artigo analisam-se as dimensões genéricas do chamado “discurso de sala de aula” para discutir modos de desdobramento de certos gêneros no quadro da produção oral.Os resultados obtidos revelam que a situação de interação escolar viabiliza a construção de vários gêneros e que a produção discursiva dos interagentes se organiza em modalidades de enunciação que apresentam determinadas formas composicionais, temas e estilos que precisam ser melhor estudadas pelo professor em formação e em serviço.

Biografía del autor/a

Elvira Lopes Nascimento, Universidade Estadual de Londrina

Realizou seu curso de Mestrado na Universidade de São Paulo, investigando os processos de textualização na produção escrita de alunos do ensino fundamental. No curso de Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa na Universidade de São Paulo investigou o discurso oral de sala de aula. Atua nas linhas de pesquisa " Ensino de língua portuguesa e outras linguagens" e "Formação do professor de língua portuguesa", investigando gêneros textuais, ação e atividade de professores de língua portuguesa na formação inicial e contínua.

Publicado

2005-07-15

Cómo citar

NASCIMENTO, Elvira Lopes. Gêneros em Expressão Oral: Elementos por uma Sequência Didática no Domínio do Argumentar. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 131–156, 2005. DOI: 10.5433/2237-4876.2005v8n1p131. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3641. Acesso em: 8 jul. 2024.