Gramática e gênero de discurso: novas perspectivas para o ensino de Língua Portuguesa

Autores/as

  • Eliana Maria Severino Donaio Ruiz UEL
  • Anair Valênia Martins Dias UFG/Catalão

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p241

Palabras clave:

Gênero textual/ discursivo, Gramática, Ensino de língua portuguesa.

Resumen

Nesses tempos em que a concepção sociointeracionista de linguagem vem nortear o trabalho pedagógico com a linguagem e a palavra de ordem passa a ser a didática dos gêneros textuais/discursivos, o professor de português como língua materna se vê diante de novos desafios, que acabam se sobrepondo a antigas angústias metodológicas, especialmente no que diz respeito ao ensino da gramática. Se os recursos estilísticos utilizados nas dinâmicas interacionais funcionam em atendimento às especificidades de cada gênero textual/discursivo, há uma demanda para que se revejam as práticas canônicas de ensino de português como língua materna: a gramática tradicional só não basta, é necessário considerar outras faces da linguagem, para que se garanta a promoção do desenvolvimento das habilidades necessárias ao domínio da língua pelo aprendiz. Pensando na dificuldade em se articular questões dessa natureza, propomos fazer uma reflexão acerca dos quadros teórico-metodológicos que viabilizam a convergência entre gramática, estilo, gênero textual/discursivo e ensino de língua portuguesa na contemporaneidade.

Biografía del autor/a

Eliana Maria Severino Donaio Ruiz, UEL

LET - UEL

Linguística Aplicada

Linguística Textual

Análise do Discurso

Anair Valênia Martins Dias, UFG/Catalão

Unidade Acadêmica Especial de Letras e Linguística

Linguística Aplicada

Publicado

2017-01-31

Cómo citar

RUIZ, Eliana Maria Severino Donaio; DIAS, Anair Valênia Martins. Gramática e gênero de discurso: novas perspectivas para o ensino de Língua Portuguesa. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 241–266, 2017. DOI: 10.5433/2237-4876.2016v19n1p241. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/23280. Acesso em: 6 jul. 2024.