Ensino de língua portuguesa, interculturalidade e políticas de letramentos

Autores/as

  • Cloris Porto Porto Torquato Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p426

Palabras clave:

ensino de língua portuguesa, políticas de letramento, diálogos/conflitos interculturais

Resumen

O presente artigo analisa os Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa (BRASIL, 1998a) e os Parâmetros Curriculares Nacionais – Temas Transversais – Pluralidade Cultural (BRASIL, 1998b), concebendo estes documentos como constituintes de políticas linguísticas (RICENTO, 2006; SHOHAMY, 2006) e políticas de letramento, e focaliza os diálogos/conflitos interculturais que eles promovem ao orientar que o ensino da língua deve ter como objeto principal o texto e indicarem quais gêneros devem ser privilegiados. Assim, este texto trata de políticas linguísticas, focalizando mais especificamente em políticas de letramento (mobilizando o conceito de letramentos formulado pelos Novos Estudos de Letramentos (BARTON & HAMILTON, 1998; STREET, 1984; 1993; 2003;  SIGNORINI, 2001)) e interculturalidade (JANZEN, 2005).  A análise dos documentos é empreendida à luz da concepção bakhtiniana de linguagem e mobiliza os seguintes conceitos do Círculo de Bakhtin: dialogismo, enunciado e gêneros do discurso. Além disso, baseia-se metodologicamente nas orientações de autores deste Círculo para o estudo da linguagem (BAKHTIN, 2003; VOLOSHINOV/BAKHTIN, 1986). A análise indica que os documentos oficiais, ao promoverem políticas de letramentos, promovem também conflitos interculturais, pois privilegiam os letramentos dominantes, silenciando outras práticas de letramento. Entendemos que esse silenciamento tem implicações para as constituições das identidades dos estudantes.

Biografía del autor/a

Cloris Porto Porto Torquato, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Universidade Estadual de Ponta Grossa. Departamento de Estudos da Linguagem.

Mestrado em Linguística Aplicada (UNICAMP - 2003); Doutorado em Linguística (UNICAMP - 2009) 

Área de atuação: Linguística Aplicada

Publicado

2017-01-31

Cómo citar

PORTO TORQUATO, Cloris Porto. Ensino de língua portuguesa, interculturalidade e políticas de letramentos. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 426–458, 2017. DOI: 10.5433/2237-4876.2016v19n1p426. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/23199. Acesso em: 6 jul. 2024.