Os usos do clítico ‘se’ em artigos científicos – mecanismos de impessoalização na escrita acadêmica

Autores/as

  • Fernanda Beatriz Caricari de Morais PUC-SP/CNPq/MEC-INES

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2017v20n1p241

Palabras clave:

artigos científicos, clítico ‘se’, linguagem acadêmica, Linguística Sistêmico-Funcional.

Resumen

Este trabalho está inserido em um contexto maior, o projeto SAL (Systemics Across Languages) desenvolvido em parceria com pesquisadores da China, Argentina, México e Tailândia que procuram entender as características específicas e universais que partilham as línguas. Este artigo objetiva analisar os diferentes usos e funções que o clítico se desempenha em artigos científicos. As funções excluídas são: o reflexivo e a conjunção, pois seus usos são claramente descritos e não estão relacionados ao desfocamento de participante. A base teórica, a Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday (1994, 2004), tem como foco a língua em uso e permite analisar as escolhas gramaticais do autor em textos (escritos ou falados) com base no contexto de cultura e de situação em que se realizam. Os usos do se podem ser classificados em três categorias: se em construções médias – as ações que acontecem por si só, um processo é causado por ele mesmo (self-caused process); se em construções com desfocamento de participante que ocorrem por ser irrelevante sua menção, parte do estilo do gênero acadêmico/científico e se em construções agnatas – verbos que quando se ligam ao se têm significados relacionais e/ou existenciais. 

Biografía del autor/a

Fernanda Beatriz Caricari de Morais, PUC-SP/CNPq/MEC-INES

Faz estágio Pós-Doutoral em Linguistica Aplicada e Estudos da Linguagem na PUC-SP, também é Professora Adjunta do Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Publicado

2017-05-06

Cómo citar

DE MORAIS, Fernanda Beatriz Caricari. Os usos do clítico ‘se’ em artigos científicos – mecanismos de impessoalização na escrita acadêmica. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 241–275, 2017. DOI: 10.5433/2237-4876.2017v20n1p241. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/22980. Acesso em: 23 jul. 2024.