Pesquisa de campo em análise do discurso: construindo um dispositivo de aproximação aos sentidos do trabalho no cotidiano escolar

Autores/as

  • Bruno Deusdará UERJ

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2013v16n1p35

Palabras clave:

Trabalho docente. Análise do discurso. Gêneros do discurso. Quadro mural.

Resumen

Este artigo tem por objetivo problematizar asopções metodológicas em uma pesquisa de campo, a partir dos referenciais dosestudos do discurso. Parte-se de uma experiência de pesquisa de campo na salade professores de uma escola da rede pública do Rio de Janeiro. Na discussãosobre as opções metodológicas, privilegiaram-se os conceitos de compreensãoresponsiva ativa (BAKHTIN, 2000) e de gêneros do discurso (BAKHTIN, 2000,MAINGUENEAU, 2001). Como resultado, observa-se a produtividade desses conceitosna afirmação de uma abordagem institucional das práticas de linguagem.

Biografía del autor/a

Bruno Deusdará, UERJ

Instituto de Letras (UERJ) / Instituto de Aplicação (UERJ)

Publicado

2013-01-20

Cómo citar

DEUSDARÁ, Bruno. Pesquisa de campo em análise do discurso: construindo um dispositivo de aproximação aos sentidos do trabalho no cotidiano escolar. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 35–57, 2013. DOI: 10.5433/2237-4876.2013v16n1p35. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/2237-4876.2013v16n35. Acesso em: 4 jul. 2024.