A relação afetiva construída em um grupo de mestrandos inseridos em um contexto de ensino a distância

Autores/as

  • Roberta Carvalho Cruvinel Universidade Federal de Goíás
  • Mariney Pereira Conceição Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2014v17n2p224

Palabras clave:

relação afetiva, interações, ensino a distância.

Resumen

A afetividade é um componente essencial no processo de ensino e aprendizagem, influenciando tomadas de decisões e ações, tanto de professores quanto de alunos no processo de ensinar e aprender. O objetivo deste artigo é apresentar uma discussão acerca das relações afetivas (MATURANA, 1991, 1998a, 1998b; WALLON, 2003; ARAGÃO, 2005, 2008) construídas entre alunos mestrandos de uma disciplina oferecida a distância em um programa de pós-graduação de uma universidade pública do Centro-Oeste. Este estudo de caso de natureza qualitativa contou com a participação de treze mestrandos, tendo sido utilizados diferentes instrumentos para a coleta de dados, tais como: observação de fóruns on-line, questionário e entrevista de grupo. Os resultados da análise revelaram que as relações afetivas construídas no grupo facilitaram a interação dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, tendo o papel do professor se revelado de especial importância para o estabelecimento de uma atmosfera motivadora, desencadeando a formação de atitudes que possibilitaram um experiência positiva de aprendizagem a distância pelos participantes.

Biografía del autor/a

Roberta Carvalho Cruvinel, Universidade Federal de Goíás

Graduação em Letras pela Universidade Católica de Goiás (2002), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (2011) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Univesidade Federal de Goiás.

Mariney Pereira Conceição, Universidade de Brasília

Doutorado - Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e Pós-doutorado pela Univesidade Federal de Santa Catarina (2012)

Publicado

2014-12-26

Cómo citar

CRUVINEL, Roberta Carvalho; CONCEIÇÃO, Mariney Pereira. A relação afetiva construída em um grupo de mestrandos inseridos em um contexto de ensino a distância. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 224–252, 2014. DOI: 10.5433/2237-4876.2014v17n2p224. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17603. Acesso em: 3 jul. 2024.