Verbetes oral, oralidade e discurso: análise crítica de dois dicionários didáticos de ensino de línguas estrangeiras / oral
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n2p357Palabras clave:
Oral. Dicionário. Ensino de Língua Estrangeira.Resumen
Este artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa que
Este artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa que vem sendo desenvolvida pelo GPTT (Grupo de Pesquisa em Terminologia e Tradução) e que se propõe a realizar uma análise crítico-comparativa de dois dicionários Coste & Galisson (1976) e Cuq (2003). Neste trabalho, especificamente, abordamos o verbete “oral”. Para a realização da análise serão usadas como fundamentação teórica outras obras dos autores em questão Cuq (2005) e Galisson (1999) e de autores que se debruçaram sobre a questão da subjetividade (Coracini, 1999, 2005 e 2011), do discurso (Bakhtin, 1929/2010 e 1979/2010) e (Schneuwly & Doz, 2010) e da oralidade (Meschonnic, 1982 e 1999 e Marcuschi, 2008 e 2010). Observa-se, através deste trabalho, como a questão da oralidade, essencial nas discussões sobre ensino de línguas na atualidade, precisa ainda ser explorada tanto no domínio da Didática de Línguas e Culturas, de linha francesa, quanto no domínio da Linguística Aplicada, no Brasil, levando em conta seus aspectos subjetivos e discursivos.
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