Complexidade e aprendizagem de falantes brasileiros de inglês

Autores/as

  • Claudio de Paiva Franco Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n2p215

Palabras clave:

Complexidade. Ensino-aprendizagem de línguas. Abordagens de ensino.

Resumen

Este trabalho tem por objetivo fazer uma retrospectiva das principais abordagens de ensino de línguas – da teoria behaviorista de aprendizagem até a proposta fundamentada na Teoria da Complexidade. Para tal, utilizo excertos de narrativas de aprendizagem de falantes brasileiros de inglês para mostrar evidências dos princípios subjacentes a essas abordagens. Argumento que as teorias que tentam descrever o processo de aprendizagem de línguas se dedicam apenas à descrição de partes de um sistema que deve ser entendido como um fenômeno complexo. Ao apresentar a aprendizagem de línguas, a partir da Complexidade e na perspectiva do aprendiz, podemos entender o desenvolvimento da língua como um todo, descartando a adoção de teorias reducionistas.

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Biografía del autor/a

Claudio de Paiva Franco, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Claudio de Paiva Franco é professor assistente do Setor de Inglês do Departamento de Letras Anglo-Germânicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisador do Projeto LingNet (UFRJ).É doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Publicado

2012-06-19

Cómo citar

FRANCO, Claudio de Paiva. Complexidade e aprendizagem de falantes brasileiros de inglês. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 215–236, 2012. DOI: 10.5433/2237-4876.2012v15n2p215. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/11994. Acesso em: 21 nov. 2024.