Vozes de professores: indícios de/para cursos de formação
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n2p183Keywords:
Análise do discurso, Estudos Bakhtinianos, Ensino de língua materna.Abstract
Neste artigo, analisamos discursos de professores sobre as práticas linguísticas de seus alunos e discursos de futuros professores. Partimos de estudos de Bakhtin sobre as vozes sociais em confronto e os valores ideológicos na produção de sentido. Resultados apontam para as seguintes conclusões: o aluno, nos discursos analisados, é mau falante, mau escritor, mau leitor; o grande vilão da linguagem e da leitura, na escola, é o advento de novas tecnologias e linguagens, que introduzem novas práticas ainda não aceitas pelos entrevistados. Nesses discursos, vislumbram-se caminhos a serem percorridos em novos cursos para formação de professores.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2011-12-20
How to Cite
CAVALCANTI, Jauranice Rodrigues; MENDONÇA, Marina Célia; BRANQUINHO, Lílian; CARDOSO, Rosana. Vozes de professores: indícios de/para cursos de formação. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 183–199, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2011v14n2p183. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8546. Acesso em: 27 dec. 2024.
Issue
Section
Article