Gramática Visual: trazendo à visibilidade imagens do livro didático de LE

Authors

  • Rosilma Diniz Araujo Universidade Federal da Paraíba - UFPB Campus I - João Pessoa - PB

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n2p61

Keywords:

LEITURA DE IMAGEM, LIVRO DIDÁTICO, GRAMÁTICA VISUAL

Abstract

Este artigo tem como objetivo trazer à luz imagens do livro didático de LE enquanto textos potencialmente impregnados de sentidos e, como tal, demonstrar a relevância em serem alçados à condição de visibilidade no contexto educacional. Para tanto, aponta para a sistematização do processo de leitura de imagens proposto pelos teóricos Günther Kress e Theo van Leeuwen (2006) cujo aporte teórico-prático, denominado de Gramática Visual, busca evidenciar elementos constitutivos da imagem, bem como a sua propriedade imanente de construir sentidos. Fundamentada na necessidade de contemplar novas modalidades que vão além dos limites do código verbal, a Gramática Visual concebe o código não-verbal essencialmente como linguagem não transparente que precisa ser decodificada, problematizada e ensinada (ALMEIDA, 2008; OLIVEIRA, 2008). No intuito de empreender essa tarefa, este artigo considera, sobretudo, a leitura de imagem no contexto didático, situa a Gramática Visual, bem como sua “paisagem semiótica” e conclui com uma breve abordagem ilustrativa como sugestão de ponto de partida para futuras aplicabilidades.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Rosilma Diniz Araujo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB Campus I - João Pessoa - PB

Professora de Língua Alemã do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas - UFPB, desde 2009. Atua na área de ensino em Língua Alemã no Projeto de Extensão "Lingua Alemã para a comunidade" e no curso de Graduação em Letras, na área de Linguística.

Published

2011-12-20

How to Cite

ARAUJO, Rosilma Diniz. Gramática Visual: trazendo à visibilidade imagens do livro didático de LE. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 61–84, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2011v14n2p61. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8534. Acesso em: 23 dec. 2024.