A tradição de ensino de gramática no livro didático de português

Authors

  • Maria Fátima Santos UFRN

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p395

Keywords:

Ensino Fundamental, Leitura, Gramática, Livro didático, Linguagem.

Abstract

Este artigo traz uma reflexão sobre a forma de tratamento dado aos conteúdos de gramática no livro didático Português: leitura, produção, gramática – 5ª série, de Leila Lauar Sarmento, publicado pela editora Moderna. Consideramos na análise as formas de abordagem do conteúdo gramatical, os tipos de exercícios, a metodologia de trabalho que propõem e os critérios de definição de categorias usados no livro didático.  Para tanto, delimitamos os dois primeiros capítulos da segunda unidade desse material, que trata da morfologia e da construção de sentido, mais especificamente, do trabalho com a classe de palavra substantivo. Na análise realizada, observamos que o livro didático introduz o estudo dos conteúdos gramaticais por meio de um texto. Apesar de propor algumas atividades de gramática reflexiva e de uso, a ênfase recai nas atividades de gramática teórica e normativa. Os exercícios apresentados são, em geral, os de identificação, de classificação e os estruturais de transformação.

 

Author Biography

Maria Fátima Santos, UFRN

Graduada em Letras pela UFRN, Especialista em Língua Portuguesa pela UFRN. Mestre em Letras (UFRN) e Doutoranda do Curso de Letras, departamento de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UFRN. Professora da Rede Pública de Ensino na cidade de Santa Cruz/RN.

Published

2010-12-02

How to Cite

SANTOS, Maria Fátima. A tradição de ensino de gramática no livro didático de português. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 395–416, 2010. DOI: 10.5433/2237-4876.2010v13n2p395. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/6559. Acesso em: 4 jul. 2024.