Jogos de Leitura: possibilidades para promoção do engajamento na leitura

Authors

  • Kelly Rose Flávio Veloso Santos Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
  • Fábia Magali Santos Vieira Universidade Estadual de Montes Claros- UNIMONTES. https://orcid.org/0000-0001-9497-5789

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2020v23n3p132

Keywords:

Leitura. Engajamento. Jogo

Abstract

Considerando a dinamicidade do atual mundo contemporâneo e tecnológico e a responsabilidade da leitura no desenvolvimento humano, escola, professor e aluno assumiram uma nova configuração, exigindo remodelagens na maneira de ensinar e aprender. Diante dessa realidade, o presente artigo originou-se de pesquisa realizada no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), entre 2018 e 2020, na Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES),que pretendeu analisar as dificuldades de leitura dos alunos do Ensino Fundamental II, da Educação Básica, em uma escola pública do município de Claro dos Poções, Minas Gerais. A pesquisa está ancorada nos estudos em Zilberman (1988), Freire (1996), Leffa (1996), Solé (1998), Kleiman (2002), Koch (2003), Adler e Doren (2010) e Cosson (2010), entre outros. Utilizando a metodologia da pesquisa-ação, propomos um Projeto Educacional de Intervenção que contemplou estratégias diversificadas fundamentadas nos elementos da gamificação com o objetivo de proporcionar o engajamento dos estudantes no processo de leitura. A pesquisa envolveu, na coleta de dados, questionário, atividade diagnóstica e grupo focal; a elaboração e a aplicação de uma proposta educacional de intervenção contemplando atividades gamificadas; atividade final e a proposta de um jogo pedagógico fundamentado nos elementos da gamificação e nas características do RPG. Os dados evidenciaram resultados positivos, comprovando que a utilização de estratégias diferenciadas, utilizando como metodologia atividades gamificadas, pode contribuir para o desenvolvimento da proficiência leitora.

Author Biographies

Kelly Rose Flávio Veloso Santos, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Mestre em Letras, Programa de Pós-Graduação strictu sensu - Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/ UNIMONTES)

Fábia Magali Santos Vieira, Universidade Estadual de Montes Claros- UNIMONTES.

Doutora em Educação - Linha de Pesquisa: EDUCAÇÃO, MÍDIAS E MEDIAÇÕES CULTURAIS- FE/UnB (2009). Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2003). Pesquisadora e professora da Universidade Estadual de Montes Claros- Unimontes

References

ADLER, M. J.; DOREN, C. V. Como ler livros: o guia clássico para a leitura inteligente. 2. imp. Tradução Edward Horst Wolff; Pedro Sette-Câmara. São Paulo: Realizações, 1997 [1940]. Disponível em: https://bit.ly/3zpzVAe. Acesso em: 06 abr. 2019.

ANDRADE, C. D. de. Caso de secretária. In: ARMAZEM DO TEXTO. 02 abr. 2018. Disponível em: https://bit.ly/3gMEvQM. Acesso em: 06 ago. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Terceiro e quarto ciclo: Língua Portuguesa. Brasília: MEC; SEF, 1998

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2010.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

KLEIMAN, . Oficina de leitura: teoria e prática. 9. ed. Campinas: Pontes, 2002.

KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

LEFFA, V. J. Aspectos da leitura: uma perspectiva psicolingüística. Porto Alegre: Sagra-Luzzatto, 1996.

MÃOS talentosas [Gifted Hands: The Ben Carson Story]. Direção: Thomas Carter. Produção: Dan Angel, David A. Rosemont. EUA, 2009.

MULTIRIO. Morde a língua. 2016. Disponível em: https://bit.ly/3cUzILY. Vários acessos.

SABINO, F. Ousadia. In: PROFESSORES SOLIDÁRIOS. Técnica de Leitura: pausa protocolada. 23 dez. 2009. Disponível em: https://bit.ly/2SKFI2Y. Acesso em 03 ago. 2019.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

THORNBURG, D. Campfires in cyberspace: primordial metaphors for learning in the 21st Century. 1996. Disponível em: https://bit.ly/3wnmQFX. Acesso em: 10 abr. 2019.

TOLOMEI, B. V. A gamificação como estratégia de engajamento e motivação na Educação. EaD em Foco, v. 7, n. 2, p. 145-156, 2017. doi: https://doi.org/10.18264/eadf.v7i2.440. Acesso em: 06 abr. 2019.

VERÍSSIMO, L. F. O lixo. In: BRASIL. Ministério da Educação. Portal do Professor. Crônica: O lixo de Luís Fernando Veríssimo. 16 set. 2009. Acesso em: 06 ago. 2019.

VERÍSSIMO, L. F. Segurança. In: ARMAZEM DO TEXTO. 18 set. 2018. Disponível em: https://bit.ly/3wHu5IV. Acesso em: 06 ago. 2019.

VERÍSSIMO, L. F. Aprenda a chamar a polícia... In: FERNANDES, C. Língua Portuguesa. Crônicas. Disponível em: https://bit.ly/2UjGnsH. Acesso em: 08 ago. 2019.

VIANNA, Y.; VIANNA, M.; MEDINA, B.; TANAKA, S. Gamification, Inc.: como reinventar empresas a partir de jogos. Rio de Janeiro: MJV, 2013. E-book.

ZILBERMAN, R. A leitura e o ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 1988.

Published

2021-06-29

How to Cite

FLÁVIO VELOSO SANTOS, Kelly Rose; SANTOS VIEIRA, Fábia Magali. Jogos de Leitura: possibilidades para promoção do engajamento na leitura. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 132–148, 2021. DOI: 10.5433/2237-4876.2020v23n3p132. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40641. Acesso em: 4 jul. 2024.