Antropofagia Dialógica: olhar Tarsila do Amaral
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2019v22n3p75Keywords:
Antropofagia, Dialogia, CarnavalizaçãoAbstract
Este trabalho apresenta uma reflexão dialógica sobre a carnavalização em Tarsila do Amaral. O quadro Antropofagia, composto pela síncrese de A Negra e Abaporu, em diálogo com a estética moderna é o corpus, em cotejo com outras obras da autora-criadora. A fundamentação teórica se pauta nas noções de dialogia e carnavalização dos estudos bakhtinianos, mobilizadas junto à descrição analítica verbivocovisual. O objetivo é pensar sobre a constituição da(s) identidade(s) por meio da(s) alteridade(s), ou seja, o quanto a voz do outro constitui a voz do eu, composta por um embate que, no caso de Tarsila, constitui o traço estilístico de sua estética, de uma identidade artística e de uma imagem de Brasil. A relevância se volta à reflexão sobre essas concepções, num momento de resistências, rupturas e confirmações de tradições, como o vivido no início do século passado, configurado de outra maneira, pois outro tempo histórico. A ideia de nacional, de brasilidade, de eu-outro, interno-externo, próprio-alheio emerge com fulgor, assim como a urgência de se pensar a identidade-outra/alter, heterogênea, ímpar, responsiva e responsável no elo discursivo que constitui uma nova-velha era e essa é a proposta ética desta escrita.Downloads
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References
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Published
2020-12-17
How to Cite
PAULA, Luciane de; SOUZA, Douglas Neris de. Antropofagia Dialógica: olhar Tarsila do Amaral. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 75–105, 2020. DOI: 10.5433/2237-4876.2019v22n3p75. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/38503. Acesso em: 4 jan. 2025.
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