School Summary: A proposal to teach the genre

Authors

  • Anna Rachel Machado PUC-SP
  • Eliane Lousada PUC-SP
  • Lília Santos Abreu-Tardelli PUP-SP

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2005v8n1p89

Keywords:

Summary, School/Academic Summary, Genre, Summarization, Sociodiscursive Interactionism.

Abstract

This paper aims at describing a way to teach academic/school summary as a genre, based on the theoretical frame of the sociodiscursive interactionism. Firstly the summary definition adopted, as well as the reasons that motivated the choice of this genre, will be presented. Then the theoretical and methodological concepts that pervade this study and underlie the suggestion of activities will be explained. Finally, the conclusions that show the need of teaching the school/academic summary as a genre – since it presents its own characteristics, according to the sociodiscursive interactionism – will be exposed.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Anna Rachel Machado, PUC-SP

Desenvolveu seus estudos de graduação em língua portuguesa e língua francesa, na PUC/Campinas, onde começou sua atividade docente. Qualificou-se como mestre em lingüística, na UNICAMP, com a dissertação Aspectos da complementação de verbos de percepção . Desenvolveu estudos de doutorado em lingüística aplicada, sob a direção da Dra. Angela Kleiman, com a pesquisa Leitura e produção de textos argumentativos na universidade . Em 1979, trabalhando na PUC/SP, continuou a desenvolver essa pesquisa, com a elaboração de material didático e com experiências didáticas. Em 1995, defendeu a tese O diário de leituras: a introdução de um novo instrumento na escola , no Programa de Estudos Pós-graduados em LAEL, da PUC/SP, sob orientação da Dra. Maria Cecília C. Magalhães e, durante quase dois anos (09/1993 06/1995), sob a direção do Dr. Jean-Paul Bronckart, na FAPSE da Universidade de Genebra.

 

Eliane Lousada, PUC-SP

Possui mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem também pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Faz parte do grupo de pesquisa ALTER (Analise de Linguagem, Trabalho e suas Relações) e do grupo LAF (Universidade de Genebra). Atualmente é professora-doutora do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), área de Língua e Literatura Francesa, na Universidade de São Paulo.

Lília Santos Abreu-Tardelli, PUP-SP

É doutora e mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP e licenciada em Letras pela UNICAMP. É coautora de diversos livros didáticos e paradidáticos de língua inglesa e portuguesa, dentre eles, os da coleção Leitura e Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos da Editora Parábola. É autora de diversos artigos nas áreas de ensino e aprendizagem de língua estrangeira e portuguesa, de linguística aplicada e do trabalho educacional. É professora do IF-SP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) desde 2005.

Published

2005-07-15

How to Cite

MACHADO, A. R.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. S. School Summary: A proposal to teach the genre. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 89–101, 2005. DOI: 10.5433/2237-4876.2005v8n1p89. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3638. Acesso em: 17 may. 2024.