A formação do professor de língua estrangeira no século XXI: Entre as antigas pressões e os novos desafios

Authors

  • Luiz Carlos Balga Rodrigues Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n2p13

Keywords:

formação de professores de língua estrangeira, ensino-aprendizagem de língua estrangeira, prática docente reflexiva

Abstract

Este trabalho pretende refletir sobre a atual formação do professor de língua estrangeira e sua capacidade para enfrentar as pressões e os desafios que a prática docente lhe impõe nos dias de hoje. Desde que a globalização se fez presente no cotidiano, no final do século XX, vemos aumentar as mobilidades, as trocas e as interações entre povos e culturas. O aprendizado de uma língua estrangeira tornou-se uma demanda cada vez maior e o “mercado das línguas”, segundo as concepções de Bourdieu (1982) e Calvet (2002), expõe suas características e suas regras. Proliferam os cursos de idiomas, os testes de certificação de proficiência, a oferta desenfreada de material didático; discutem-se novas abordagens no ensino de línguas; surgem novos objetivos específicos. Como preparar o estudante de Letras para enfrentar as pressões do mercado e os novos desafios da prática docente? Cabe às faculdades de Letras repensarem a formação profissional e intelectual do futuro professor de língua estrangeira, não esquecendo as exigências do mercado, mas se preocupando sobretudo com o desenvolvimento de sua autonomia e a reflexão crítica de suas práticas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Luiz Carlos Balga Rodrigues, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Departamento de Letras Neolatinas

Setor de Letras Francesas

Published

2016-12-16

How to Cite

RODRIGUES, Luiz Carlos Balga. A formação do professor de língua estrangeira no século XXI: Entre as antigas pressões e os novos desafios. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 13–34, 2016. DOI: 10.5433/2237-4876.2016v19n2p13. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/21848. Acesso em: 3 jan. 2025.