Ensinando a língua estrangeira através de gêneros textuais: o resumo como uma atividade de retextualização
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2014v17n1p215Keywords:
Ensino de Inglês. Gêneros Discursivos.Abstract
O objetivo do presente trabalho foi investigar quais são as concepções de resumo apresentadas por alunos universitários matriculados em um curso de língua estrangeira (LE) – Inglês, bem como verificar a maneira como se dá a produção do gênero resumo por tais alunos, através do processo de retextualização. Para tanto, foi aplicado um questionário com perguntas relacionadas à configuração do resumo, bem como foram analisadas as produções de resumos dos alunos em dois momentos distintos, antes e após a aplicação de uma sequência didática na qual o gênero foi ensinado de maneira sistemática. Utilizamos como embasamento teórico os estudos de Dell’Isola (2007) e Marcuschi (2005a) sobre retextualização, bem como uma abordagem de gêneros textuais proposta pelo interacionismo sócio-discursivo. Os resultados mostraram que a aplicação da sequência didática foi benéfica para os alunos em relação à produção de resumos, havendo grande melhora na escrita dos participantes em alguns aspectos. Porém, no que se refere à cópia de trechos do texto-base e à marcação de autoria, os alunos ainda apresentam problemas que merecem atenção. Palavras-chave: Gêneros textuais. Resumo. Ensino de inglês. Retextualização.Downloads
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Published
2014-06-30
How to Cite
RAMOS, Fabiano Silvestre; LAGO, Neuda. Ensinando a língua estrangeira através de gêneros textuais: o resumo como uma atividade de retextualização. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 215–244, 2014. DOI: 10.5433/2237-4876.2014v17n1p215. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17464. Acesso em: 21 dec. 2024.
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