Prática de Leitura na Formação Docente Inicial: por uma abordagem da intertextualidade em eventos interacionais

Authors

  • Janayna Bertollo Cozer Casotti Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n2p107

Keywords:

Leitura. Itertextualidade. Interação verbal.

Abstract

Este artigo tem como objetivo definir estratégias que permitam o trabalho com a intertextualidade em eventos sociais de leitura. Para isso, buscamos, primeiramente, as bases teóricas que fundamentam a concepção de leitura como atividade de linguagem, a de intertextualidade como construção social e a de interação verbal em sala de aula, considerando, dentre outros, os trabalhos de Charaudeau (2008), Bakhtin (2000), Bloome e Egan-Robertson (1993), Maybin e Moss (1993) e Silva (2002). Em seguida, procuramos determinar estratégias para a prática da intertextualidade como construção social. Então, a partir de temas que ressaltam da obra Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, e que permanecem atuais, selecionamos textos da Folha de São Paulo e das revistas Veja, Isto é e Problemas Brasileiros, os quais poderiam permitir o estabelecimento de relações dialógicas. Após isso, desenvolvemos um trabalho de interação verbal, por meio do qual pudemos verificar como os leitores em formação docente inicial constroem os sentidos de um texto literário pela mediação de outros textos. Constatamos, dessa maneira, que tal prática de leitura, ao mesmo tempo em que amplia significativamente o universo de conhecimento desses leitores, também os auxilia na adoção de práticas pedagógicas mais eficazes no ensino de leitura.

Author Biography

Janayna Bertollo Cozer Casotti, Universidade Federal do Espírito Santo

Departamento de Línguas e Letras da UFES

Área: Linguística

Published

2012-06-19

How to Cite

CASOTTI, Janayna Bertollo Cozer. Prática de Leitura na Formação Docente Inicial: por uma abordagem da intertextualidade em eventos interacionais. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 107–127, 2012. DOI: 10.5433/2237-4876.2012v15n2p107. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/13066. Acesso em: 24 jul. 2024.