Repensando o ensino de cultura em aulas de língua estrangeira

Autores

  • Ulrike Agathe Schröder Universidade Federal de Minas Gerais
  • Milene Mendes de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n2p311

Palavras-chave:

Língua e cultura, Ensino de cultura, Estudos Interculturais.

Resumo

Estabelecendo um diálogo com o artigo “A necessária integração da língua e cultura no ensino de língua estrangeira” de autoria de Klondy Lúcia de Oliveira Agra e Odete Burgeile (2010), este texto enfatiza algumas observações feitas pelas autoras e sugere novos caminhos para o ensino da cultura em sala de aula.  Propomos que um ensino reflexivo de cultura em aulas de língua estrangeira pode contribuir para a formação de um ser crítico capaz de pensar a sua própria cultura e a cultura de outros povos. O ensino de uma nova língua ganha, portanto, um novo patamar. Não é o mero ensino de estruturas linguísticas ou mesmo de hábitos culturais relativos à L2; trata-se, sim, de um caminho para a descoberta de novas visões de mundo que, em interação com o conhecimento de cada um dos aprendizes, os conduz a novas experiências.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ulrike Agathe Schröder, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui doutorado em Comunicação Social - Universität Essen-Gesamthochschule (2003) e mestrado em Comunicação Social, Germanística, Psicologia - Universität Essen-Gesamthochschule (1999). Atua como Professora Adjunta III na Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras. Tem experiência nas áreas de Comunicação e Linguística, com ênfase em Linguística Cognitiva, Lingüística Antropológica, Semântica e Pragmática, Língua Alemã, Teoria da Comunicação e Estudos Interculturais, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria cognitiva da metáfora, conceitos de linguagem em perspectiva intercultural, funções da linguagem, estilos comunicativos, cognição e cultura, ensino do alemão como língua estrangeira.

Milene Mendes de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Licenciatura em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Ouro Preto (2006) e especialização em Ensino de Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atualmente, é aluna do mestrado em Estudos Linguísticos na mesma universidade na linha de pesquisa Línguística Aplicada ao Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras. Tem experiência na área de ensino de língua inglesa em cursos livres e em ensino superior.

Downloads

Publicado

2011-12-20

Como Citar

SCHRÖDER, U. A.; OLIVEIRA, M. M. de. Repensando o ensino de cultura em aulas de língua estrangeira. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 311–332, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2011v14n2p311. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/9412. Acesso em: 30 abr. 2024.