Vozes de professores: indícios de/para cursos de formação

Autores

  • Jauranice Rodrigues Cavalcanti Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Marina Célia Mendonça Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Lílian Branquinho Escola Estadual Torquato Caleiro (EETC)
  • Rosana Cardoso Universidade de Franca

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n2p183

Palavras-chave:

Análise do discurso, Estudos Bakhtinianos, Ensino de língua materna.

Resumo

Neste artigo, analisamos discursos de professores sobre as práticas linguísticas de seus alunos e discursos de futuros professores. Partimos de estudos de Bakhtin sobre as vozes sociais em confronto e os valores ideológicos na produção de sentido. Resultados apontam para as seguintes conclusões: o aluno, nos discursos analisados, é mau falante, mau escritor, mau leitor; o grande vilão da linguagem e da leitura, na escola, é o advento de novas tecnologias e linguagens, que introduzem novas práticas ainda não aceitas pelos entrevistados. Nesses discursos, vislumbram-se caminhos a serem percorridos em novos cursos para formação de professores.

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Biografia do Autor

Jauranice Rodrigues Cavalcanti, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestrado em Letras, Doutorado e Pós-doutorado em Linguística. É professora do curso de Letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Área de atuação: análise do discurso.

Marina Célia Mendonça, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutora em Linguística pela UNICAMP (Campinas, SP/Brasil).

Área de atuação: Análise do discurso / Estudos bakhtinianos.

Departamento de Linguística, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara. Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP).

Lílian Branquinho, Escola Estadual Torquato Caleiro (EETC)

Mestre em Linguística pela Universidade de Franca (UNIFRAN) e Especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela mesma universidade.

Atualmente, leciona língua portuguesa e língua inglesa na rede estadual paulista.

Rosana Cardoso, Universidade de Franca

Mestranda em Linguística e Especialista em “Língua Portuguesa e Literatura: perspectivas teóricas de abordagem discursiva e textual” pela Universidade de Franca.

Atualmente, é bolsista PROSUP/CAPES no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Franca.

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Publicado

2011-12-20

Como Citar

CAVALCANTI, J. R.; MENDONÇA, M. C.; BRANQUINHO, L.; CARDOSO, R. Vozes de professores: indícios de/para cursos de formação. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 183–199, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2011v14n2p183. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8546. Acesso em: 1 maio. 2024.