Jovens e Idosos juntos numa turma de francês língua estrangeira (FLE): Isto é possível ?

Autores

  • Luiz Carlos Balga Rodrigues Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Faculdade de Letras Professor Adjunto de Letras Francesas

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n2p297

Palavras-chave:

ensino de língua estrangeira, francês língua estrangeira, terceira idade

Resumo

Este trabalho pretende, através de um estudo de caso, provar que é perfeitamente possível que alunos jovens e idosos dividam o mesmo espaço da sala de aula de francês língua estrangeira. Em vez de segregar os mais velhos, criando turmas específicas para sua faixa etária, os cursos deveriam assegurar, ou pelo menos facilitar, esta convivência, garantindo aos idosos mais espaço na sociedade e respeito por suas escolhas e aspirações. Na falta de métodos que se dediquem a esta faixa etária, cabe ao professor desenvolver estratégias de trabalho que promovam esta integração entre jovens e idosos, conciliando os interesses e explorando as habilidades de cada grupo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luiz Carlos Balga Rodrigues, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Faculdade de Letras Professor Adjunto de Letras Francesas

Departamento de Letras Neolatinas

Setor de Letras Francesas

Downloads

Publicado

2011-12-20

Como Citar

RODRIGUES, L. C. B. Jovens e Idosos juntos numa turma de francês língua estrangeira (FLE): Isto é possível ?. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 297–309, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2011v14n2p297. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8470. Acesso em: 1 maio. 2024.