Perspectiva discursiva da leitura e o professor em processo de qualificação

Autores

  • Maria Cleci Venturini UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p471

Palavras-chave:

Leitura discursiva, Sujeito-professor, Discurso

Resumo

O tema em tela, nesse artigo, é a formação continuada de professores concebidos como sujeitos do fazer pedagógico e a reflexão em torno de projetos centrados na leitura discursiva, alicerçada nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso, de orientação francesa.   Centramo-nos, naqueles que se inscreveram no Programa de Política Educacional (PDE), da rede Estadual de Ensino do  Paraná e recortamos, dentre os nove projetos desenvolvidos nos últimos dois anos, sob nossa orientação, um projeto. Nosso objetivo por meio é dar visibilidade aos compromissos assumidos pelo sujeito-professor, dentre os quais destacamos a concepção do aluno como sujeito e o compromisso com os funcionamentos discursivos do texto, enquanto discurso.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Cleci Venturini, UNICENTRO

Doutorado em Estudos Linguísticos _ UFSM, professora de Linguística na Unicentro, Departamento de Letras (DELET)

Downloads

Publicado

2010-12-02

Como Citar

VENTURINI, M. C. Perspectiva discursiva da leitura e o professor em processo de qualificação. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 471–488, 2010. DOI: 10.5433/2237-4876.2010v13n2p471. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/6019. Acesso em: 3 maio. 2024.