Apresentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n2p7-13

Palavras-chave:

Apresentação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Carmelino, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".  Professora Associada IV na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - a.carmelino@unifesp.br

Lolyane Cristina Guerreiro de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Professora Adjunta C na Universidade Estadual de Londrina (UEL) - lolyane@uel.br

Maria Isabel Borges, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Associada A na Universidade Estadual de Londrina (UEL) – mariaborges@uel.br

Paulo Eduardo Ramos, Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Professor Associado IV  na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - paulo.ramos@unifesp.br

Referências

ALVES-COSTA, Lucas Piter. Quadrinhos: autorialidade, práticas institucionais e interdiscurso. Catu, BA: Bordô-Grená, 2021. Disponível em: https://www.editorabordogrena.com/_files/ugd/d0c995_ed2c5da9d0034fa8af4aecd746cd5eb7.pdf. Acesso em: 22 jun. 2024.

BRASIL. Banco de Teses e Dissertações da Capes. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/. Acesso em: 22 jun. 2024.

BAKHTIN, Mikail. Teoria do romance II: As formas do tempo e do cronotopo. Tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2018.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio, notas de Paulo Bezerra; notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016.

BORGES, Maria Isabel. Armandinho e o ano de 2020: COVID-19 e outros temas. Macabéa - Revista Eletrônica do Netlli, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 88-105, 2022. DOI: 10.47295/mren.v11i1.172. Disponível em: http://revistas.urca.br/index.php/MacREN/article/view/172. Acesso em: 9 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v11i1.172

CAGNIN, Antonio Luiz. Os quadrinhos: um estudo abrangente da arte sequencial, linguagem e semiótica. São Paulo: Criativo, 2014.

CAGNIN, Antonio Luiz. Os quadrinhos. São Paulo: Ática, 1975.

CARMELINO, Ana Cristina; POSSENTI, Sírio. Charge, memória e polêmica: o caso Bolsonaro. Diálogos Pertinentes – Revista Científica de Letras e Linguística, Franca, v. 15, n. 2, jul./dez, 2019. DOI: https://doi.org/10.26843/dp.v15i2.3612. Disponível em: https://publicacoes.unifran.br/index.php/dialogospertinentes/article/view/3612. Acesso em: 10 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.26843/dp.v15i2.3612

CARVALHO, Beatriz Sequeira de. O processo de legitimação cultural das histórias em quadrinhos. 176 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. São Paulo: 2017. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-31102017-123128/publico/BEATRIZSEQUEIRADECARVALHOVC.pdf.

EISNER, Will. Narrativas gráficas: princípios e práticas da lenda dos quadrinhos. 3. ed. rev. e ampl. Escrito e ilustrado pelo autor. Tradução de Leandro Luigi Del Manto. São Paulo: Devir, 2013.

FOLMAN, Ari; POLONSKY, David. O diário de Anne Frank. Tradução de Raquel Zampil. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2017.

POSSENTI, Sírio. Humor, língua e discurso. São Paulo: Contexto, 2013.

RAMOS, Paulo. Tiras e ensino. São Paulo: Parábola, 2017.

RAMOS, Paulo. Faces do humor: uma aproximação entre piadas e tiras. Campinas, SP: Zarabatana Books, 2011.

RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2010.

VERGUEIRO, Waldomiro; RAMOS, Paulo. Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São Paulo: Contexto, 2009. p. 9-42.

Publicado

2024-08-30

Como Citar

CARMELINO, Ana Cristina; CRISTINA GUERREIRO DE OLIVEIRA, Lolyane; BORGES, Maria Isabel; EDUARDO RAMOS, Paulo. Apresentação. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 7–13, 2024. DOI: 10.5433/2237-4876.2024v27n2p7-13. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/51706. Acesso em: 30 dez. 2024.