Avaliação e autoavaliação como tecnologia formativa aplicada ao Programa Residência Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n1p39-52Palavras-chave:
Programa de Residência Pedagógica, Formação Inicial, Autoavaliação, Avaliação Continuada.Resumo
Esta pesquisa objetiva analisar os impactos e contribuições do Programa Residência Pedagógica – PRP na formação de futuros professores de línguas estrangeiras, em Sergipe, durante a Pandemia de Covid-19, a partir da autoavaliação dos discentes. Para isso, o estudo parte do olhar dos sujeitos envolvidos no programa, vinculados à Universidade Federal de Sergipe – UFS, entre 2020 e 2022. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, interpretativista, que, por meio da análise de questionários, buscou uma compreensão mais apurada dos significados construídos pelos licenciandos, vinculados aos núcleos de espanhol e inglês. Aqui, consideramos a autoavaliação e avaliação contínua como processos sistemáticos, críticos, reflexivos, permanentes, e, portanto, formativos, que possibilitam diagnósticos e monitoramentos com função de ressignificar objetivos iniciais. Busca-se, com isso, redefinir os sentidos da produção de conhecimentos, das ações preliminarmente propostas, atentando para as fragilidades e potencialidades do processo, e, assim, voltar o olhar para a redefinição de prioridades estabelecidas em primeiro plano. Os resultados evidenciam que o PRP oportunizou aos professores, em formação inicial, uma boa relação com os envolvidos no projeto, como também, a construção de um fazer pedagógico, autorreflexivo, reconhecendo pontos fortes e frágeis durante sua participação no programa, frente a diversidade de cenários causados pelo período pandêmico.
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Referências
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