Avaliação e autoavaliação como tecnologia formativa aplicada ao Programa Residência Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n1p39-52

Palavras-chave:

Programa de Residência Pedagógica, Formação Inicial, Autoavaliação, Avaliação Continuada.

Resumo

Esta pesquisa objetiva analisar os impactos e contribuições do Programa Residência Pedagógica – PRP na formação de futuros professores de línguas estrangeiras, em Sergipe, durante a Pandemia de Covid-19, a partir da autoavaliação dos discentes. Para isso, o estudo parte do olhar dos sujeitos envolvidos no programa, vinculados à Universidade Federal de Sergipe – UFS, entre 2020 e 2022. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, interpretativista, que, por meio da análise de questionários, buscou uma compreensão mais apurada dos significados construídos pelos licenciandos, vinculados aos núcleos de espanhol e inglês. Aqui, consideramos a autoavaliação e avaliação contínua como processos sistemáticos, críticos, reflexivos, permanentes, e, portanto, formativos, que possibilitam diagnósticos e monitoramentos com função de ressignificar objetivos iniciais. Busca-se, com isso, redefinir os sentidos da produção de conhecimentos, das ações preliminarmente propostas, atentando para as fragilidades e potencialidades do processo, e, assim, voltar o olhar para a redefinição de prioridades estabelecidas em primeiro plano. Os resultados evidenciam que o PRP oportunizou aos professores, em formação inicial, uma boa relação com os envolvidos no projeto, como também, a construção de um fazer pedagógico, autorreflexivo, reconhecendo pontos fortes e frágeis durante sua participação no programa, frente a diversidade de cenários causados pelo período pandêmico.

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Biografia do Autor

Juliana Barreto, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Professora na Universidade Federal de Sergipe. e-mail:  jpsbarreto@academico.ufs.br

Acassia dos Anjos Santos Rosa, Universidade Federal de Sergipe

Doutora (2018) em Estudos Linguísticos (Universidade Federal de Minas Gerais) e mestra (2012 - bolsista Capes) em Letras (Universidade Federal de Sergipe). Foi professora Orientadora no PRP do núcleo de Letras Espanhol (2018 - atual). É professora Adjunta IV vinculada ao Departamento de Letras Estrangeiras da UFS.

Gildete Cecília Neri Santos Teles, Secretaria de Estado da Educação e da Cultura de Sergipe

Doutora (2023) e mestra (2015 - bolsista Capes) em Letras (Universidade Federal de Sergipe). Foi preceptora no PRP Inglês de 2020 a 2023. É bolsista Capes no Programa de Desenvolvimento de Profissionais da Educação Básica na Irlanda (edital nº43/2022) e compõe o grupo “Letramentos em Inglês: língua, literatura e cultura”.

Referências

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

BARRETO, Juliana; DOS ANJOS SANTOS ROSA, Acassia; NERI SANTOS TELES, Gildete Cecília Neri Santos Teles. Avaliação e autoavaliação como tecnologia formativa aplicada ao Programa Residência Pedagógica. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 39–52, 2024. DOI: 10.5433/2237-4876.2024v27n1p39-52. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/50023. Acesso em: 30 dez. 2024.