Aranhaverso

Um Cronotopo Englobador das Produções Discursivas de Homem-Aranha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n2p75-91

Palavras-chave:

Aranhaverso, Homem-Aranha, Análise Dialógica do Discurso, Cronotopo

Resumo

Neste artigo, assumindo princípios da teoria dialógica do discurso, defendemos a tese de que o aranhaverso pode ser caracterizado como um cronotopo, no qual, através das diferentes produções multissemióticas em que o personagem aracnídeo é protagonista, pequenos tempos dialogam entre si para construir esse cronotopo, o qual, por sua vez, se responsabiliza enunciativamente frente ao grande tempo cultural. Teoricamente, elegemos a noção de cronotopo, definida por Bakhtin (1997, 2018) como as coações espaço-temporais pelas quais imagens de homem e de mundo são representadas. A análise demonstra que o cronotopo se apresenta como fator imprescindível para a configuração dos elementos do projeto ficcional, seja como centros organizacionais dos acontecimentos basilares que ocorrem na história, seja como repertório valorativo no qual o interlocutor se apoia para produzir sentido e conformar valorações. No aranhaverso, é notória a influência do cronotopo sobre a construção do tornar-se super herói, a partir de temporalidades específicas, culminando em um tempo-espaço simbólico único, sempre tingido enunciativamente pela unicidade do ser em dada posição singular e irrepetível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ive Marian de Carvalho Domiciano, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Ceará. Possui Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2018); Especialização em Docência no Ensino Superior pela Faculdade São Luís (2018); Graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Ceará (2008). Coautora do livro "As HQ chegam à escola", com a Profa. Dra. Pollyanne Bicalho Ribeiro e coorganizadora e autora do Livro "Práticas Dialógicas na Aula de Língua Portuguesa". Membro do Conselho Consultivo da Revista Farol, do Laboratório de Ensino de Língua Portuguesa - UFC. Atuou como professora de educação básica do estado do Ceará de 2010 a 2019, como Técnica Educacional na Secretaria de Educação do Estado - SEDUC, responsável pelas formações de Língua Portuguesa e elaboração de material didático direcionado a alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental de 2019 a 2020. ive.marian@prof.ce.gov.br

Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (PPGLin/UFC). Professor do setor de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira da Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Litoral Leste da Universidade Estadual do Ceará (FECIL/UECE) e de Língua Portuguesa vinculado à Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC). rogiellyson.andrade@uece.br.

Pollyanne Bicalho Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), graduação em Direito pelo Centro Universitário FUMEC (2000), mestrado em Educação pela Universidade São Marcos (2004), doutorado em Linguística Aplicada pela Puc Minas (2008) e pós-doutorado em Linguística Aplicada (USP). Atualmente, é professora da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área da Linguística Aplicada, com ênfase nos seguintes temas: gêneros discursivos, identidade do professor, memoriais, representações sociais; formação de professores; letramento, material didático. pollyanne.bicalho@gmail.com

Referências

ANDRADE, F. R. da S.; ANDRADE, F. H. I.; RIBEIRO, P. B. Enunciado e ideologia em tirinhas da Rã Zinza no contexto pandêmico: uma análise dialógica do discurso. Letras de hoje, Porto Alegre, v. 56, n. 3, p. 465-481, set.-dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.15448/1984-7726.2021.3.40646

BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução de Paulo Bezerra. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra; notas da edição russa de Sergei Botchararov. São Paulo: Editora 34, 2016.

BAKHTIN, M. Teoria do romance II: As formas do tempo e do cronotopo. Tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2018.

CARVALHO, I. M. de. A Transposição didática do gênero História em Quadrinhos (HQ) no 9° ano do ensino fundamental. 2018. 213p. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Ceará, 2018

CARVALHO, I. M. de; RIBEIRO, P. B. As HQ chegam à escola. São Paulo, Pontes Editores, 2018.

FIGUEIRA, D. A. A. G. Dialogismo e tradição nas histórias em quadrinhos contemporâneas. 2009. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.

LOVRETO, J. A. Quadrinhos além dos gibis. In: LOVRETO, J. A. Histórias em quadrinhos: um recurso de aprendizagem. Ano XXI Boletim 01 – Abril 2011.

MACHADO, I. A questão espaço-temporal em Bakhtin: cronotopia e exotopia. In: PAULA, L. de; STAFUZZA, G. (Org.). Círculo de Bakhtin: teoria inclassificável. São Paulo: Mercado de Letras, 2010, v. 1, p. 1-19.

MARQUES, F. C. F. S.; FREITAS, S. S. O cronotopo bakhtiniano no ensino de língua portuguesa: a relação tempo e espaço na construção de sentidos e no funcionamento discursivo. In: RIBEIRO, P. B.; CARVALHO, I. M. de. Práticas dialógicas na aula de Língua Portuguesa. Campinas: Pontes Editores, 2021, 91-118.

PITOMBO, H. Marvel - 40 Anos de Brasil. Barueri: Editora Escala, 2007.

RIBEIRO, P. B.; FREITAS, S. S. O cronotopo em tirinhas do armandinho: posicionamentos valorativos sobre o combate à covid-19 no brasil revelados na relação tempo-espaço. In: Anais do II Colóquio Discurso e Práticas Culturais, 2021, Fortaleza. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2020. v. 2. p. 480-499.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2018.

Publicado

2024-08-30

Como Citar

DOMICIANO, Ive Marian de Carvalho; ANDRADE, Francisco Rogiellyson da Silva; RIBEIRO, Pollyanne Bicalho. Aranhaverso: Um Cronotopo Englobador das Produções Discursivas de Homem-Aranha. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 75–91, 2024. DOI: 10.5433/2237-4876.2024v27n2p75-91. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/49913. Acesso em: 30 dez. 2024.