Formação professores de línguas em contexto de ensino remoto
desafios e potencialidades do Programa de Residência Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n1p24-38Palavras-chave:
Programa de Residência Pedagógica, Práxis, Ensino Remoto EmergencialResumo
Este artigo tem como objetivo investigar as percepções e as práticas de residentes do Programa de Residência Pedagógica (RP) vinculados a um subprojeto interdisciplinar de dois cursos de Letras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), no contexto de Ensino Remoto Emergencial (ERE). O corpus de dados da investigação emergiu de questionários de avaliação, bem como de relatos de experiência entregues ao final do RP. O desenvolvimento da análise teve como orientação investigar quais desafios e potencialidades foram vivenciados pelos residentes e o que nos revelam suas narrativas para a compreensão do impacto do RP quanto à formação de professores de línguas. Em termos teóricos, discutimos a formação docente a partir da epistemologia da práxis (PIMENTA, 2012; PIMENTA & LIMA, 2004; SACRISTÁN, 1999). Os resultados analisados evidenciam as potencialidades formativas do RP a partir de mobilizações teórico-práticas para a criação de estratégias de ensino para o contexto emergencial, bem como os desafios durante a implementação de práticas de ensino a partir das dinâmicas online do ERE.
Downloads
Referências
FREIRE, André; PAIVA, Débora; FORTES, Renata.AcessibilidadedigitalduranteapandemiadaCOVID-19-uma Investigação sobre as instituições de ensino superior públicas brasileiras. Revista Brasileira de Informática na Educação, Florianópolis, SC, v.28,p.956-984,dez.2020. Disponívelem:http://milanesa.ime.usp.br/rbie/index.php/rbie/article/view/v28p956/6748.Acesso em:24 abr.2024. DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.956
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática?SãoPaulo: Cortez,2012.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. SãoPaulo: Cortez, 2004.
SACRISTÁN, Gimeno. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: ARTMEDSul,1999.
SHULMAN, Lee.The wisdom of practice: essas on teaching, learning, and learning to teach. SanFrancisco: Jossey-Bass, 2004.
VASQUEZ, Adolfo. Filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jeová Araújo Rosa Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.