Formação professores de línguas em contexto de ensino remoto

desafios e potencialidades do Programa de Residência Pedagógica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n1p24-38

Palabras clave:

Programa de Residência Pedagógica, Práxis, Ensino Remoto Emergencial

Resumen

Este artigo tem como objetivo investigar as percepções e as práticas de residentes do Programa de Residência Pedagógica (RP) vinculados a um subprojeto interdisciplinar de dois cursos de Letras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), no contexto de Ensino Remoto Emergencial (ERE). O corpus de dados da investigação emergiu de questionários de avaliação, bem como de relatos de experiência entregues ao final do RP. O desenvolvimento da análise teve como orientação investigar quais desafios e potencialidades foram vivenciados pelos residentes e o que nos revelam suas narrativas para a compreensão do impacto do RP quanto à formação de professores de línguas.  Em termos teóricos, discutimos a formação docente a partir da epistemologia da práxis (PIMENTA, 2012; PIMENTA & LIMA, 2004; SACRISTÁN, 1999). Os resultados analisados evidenciam as potencialidades formativas do RP a partir de mobilizações teórico-práticas para a criação de estratégias de ensino para o contexto emergencial, bem como os desafios durante a implementação de práticas de ensino a partir das dinâmicas online do ERE. 

Biografía del autor/a

Jeová Araújo Rosa Filho, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019).Professor Adjunto-UFERSA e-mail:jeova.araujo@ufersa.edu.br

Citas

FREIRE, André; PAIVA, Débora; FORTES, Renata.AcessibilidadedigitalduranteapandemiadaCOVID-19-uma Investigação sobre as instituições de ensino superior públicas brasileiras. Revista Brasileira de Informática na Educação, Florianópolis, SC, v.28,p.956-984,dez.2020. Disponívelem:http://milanesa.ime.usp.br/rbie/index.php/rbie/article/view/v28p956/6748.Acesso em:24 abr.2024.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática?SãoPaulo: Cortez,2012.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. SãoPaulo: Cortez, 2004.

SACRISTÁN, Gimeno. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: ARTMEDSul,1999.

SHULMAN, Lee.The wisdom of practice: essas on teaching, learning, and learning to teach. SanFrancisco: Jossey-Bass, 2004.

VASQUEZ, Adolfo. Filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968

Publicado

2024-04-30

Cómo citar

ARAÚJO ROSA FILHO, Jeová. Formação professores de línguas em contexto de ensino remoto: desafios e potencialidades do Programa de Residência Pedagógica. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 24–38, 2024. DOI: 10.5433/2237-4876.2024v27n1p24-38. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/49592. Acesso em: 22 jul. 2024.