Formação professores de línguas em contexto de ensino remoto

desafios e potencialidades do Programa de Residência Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n1p24-38

Palavras-chave:

Programa de Residência Pedagógica, Práxis, Ensino Remoto Emergencial

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar as percepções e as práticas de residentes do Programa de Residência Pedagógica (RP) vinculados a um subprojeto interdisciplinar de dois cursos de Letras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), no contexto de Ensino Remoto Emergencial (ERE). O corpus de dados da investigação emergiu de questionários de avaliação, bem como de relatos de experiência entregues ao final do RP. O desenvolvimento da análise teve como orientação investigar quais desafios e potencialidades foram vivenciados pelos residentes e o que nos revelam suas narrativas para a compreensão do impacto do RP quanto à formação de professores de línguas.  Em termos teóricos, discutimos a formação docente a partir da epistemologia da práxis (PIMENTA, 2012; PIMENTA & LIMA, 2004; SACRISTÁN, 1999). Os resultados analisados evidenciam as potencialidades formativas do RP a partir de mobilizações teórico-práticas para a criação de estratégias de ensino para o contexto emergencial, bem como os desafios durante a implementação de práticas de ensino a partir das dinâmicas online do ERE. 

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Biografia do Autor

Jeová Araújo Rosa Filho, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019).Professor Adjunto-UFERSA e-mail:jeova.araujo@ufersa.edu.br

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

ARAÚJO ROSA FILHO, Jeová. Formação professores de línguas em contexto de ensino remoto: desafios e potencialidades do Programa de Residência Pedagógica. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 24–38, 2024. DOI: 10.5433/2237-4876.2024v27n1p24-38. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/49592. Acesso em: 30 dez. 2024.