Instrumentalização, letramento e valorização cultural através de uma experiência com a entrevista jornalística no âmbito do PIBID
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n1p98-113Palavras-chave:
Gênero textual, projeto didático de gênero, ensinoResumo
Neste artigo, apresentamos uma proposta de intervenção na escola, por meio da implementação de um Projeto Didático de Gênero (GUIMARÃES & KERSCH, 2012), no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O nosso objetivo foi o de proporcionar ao aluno o reconhecimento de seu papel cidadão, através da vivência do papel social de entrevistador, de modo que desenvolvesse e aprimorasse capacidades de linguagem específicas para atuar na sociedade. Para pensar o ensino de tal objeto, adotamos a concepção de gênero como instrumento (SCHNEUWLY, 2004 [1994]). Os resultados apontam para o fato de que, mesmo trabalhando com a escrita e a oralidade para uma prática social efetiva, não obtivemos como resultado a apropriação do gênero trabalhado como um todo, o que seria o ideal; devido às mudanças que tiveram de ocorrer no PDG, durante sua aplicação. Mas conseguimos despertar os alunos para o seu papel cidadão, através da ênfase dada à escrita e à oralidade, que, para o entrevistador, são meios explícitos de exposição de sua identidade, tornando-a pública, o que é uma das principais características que faz o indivíduo cidadão: assumir uma identidade pública para si
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