Instrumentalização, letramento e valorização cultural através de uma experiência com a entrevista jornalística no âmbito do PIBID

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n1p98-113

Palavras-chave:

Gênero textual, projeto didático de gênero, ensino

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma proposta de intervenção na escola, por meio da implementação de um Projeto Didático de Gênero (GUIMARÃES & KERSCH, 2012), no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O nosso objetivo foi o de proporcionar ao aluno o reconhecimento de seu papel cidadão, através da vivência do papel social de entrevistador, de modo que desenvolvesse e aprimorasse capacidades de linguagem específicas para atuar na sociedade. Para pensar o ensino de tal objeto, adotamos a concepção de gênero como instrumento (SCHNEUWLY, 2004 [1994]). Os resultados apontam para o fato de que, mesmo trabalhando com a escrita e a oralidade para uma prática social efetiva, não obtivemos como resultado a apropriação do gênero trabalhado como um todo, o que seria o ideal; devido às mudanças que tiveram de ocorrer no PDG, durante sua aplicação. Mas conseguimos despertar os alunos para o seu papel cidadão, através da ênfase dada à escrita e à oralidade, que, para o entrevistador, são meios explícitos de exposição de sua identidade, tornando-a pública, o que é uma das principais características que faz o indivíduo cidadão: assumir uma identidade pública para si

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Biografia do Autor

Gustavo Lima, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Doutor em Letras/Linguística pela UFPE (2016)

Professor Adjunto III na Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Vice-líder do Grupo de Pesquisa Texto, Escrita e Sala de Aula (TEcSA/CNPq)
Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Discurso e Ensino (NUPEDE/CNPq)

Pesquisador do Grupo de Estudos sobre a Historicidade dos Textos e Ensino de Língua (HISTEL/UFRPECNPq)

Gabriel Santos, Secretaria de Educação de Pernambuco

Licenciado em Letras pela UFRPE. Professor efetivo de Língua Portuguesa na Secretaria de Educação de Jurema-PE. E-mail: gabrielcantilino@hotmail.com

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

LIMA, Gustavo; SANTOS, Gabriel. Instrumentalização, letramento e valorização cultural através de uma experiência com a entrevista jornalística no âmbito do PIBID. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 98–113, 2024. DOI: 10.5433/2237-4876.2024v27n1p98-113. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/49587. Acesso em: 30 dez. 2024.