O texto imagético

o trabalho interdisciplinar com Língua Portuguesa e Geografia no 8º ano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n1p173-185

Palavras-chave:

Protótipo didático ao 8o ano, Profletras, Interdisciplinaridade Língua Portuguesa e Geografia

Resumo

Apresenta-se o resultado de um protótipo didático elaborado no  Profletras, apoiado nos princípios da pedagogia dos multiletramentos (Rojo, 2012), na prática da leitura e análise de textos-enunciados multissemióticos na perspectiva interacionista de linguagem (Bakhtin, 2003; Volochinov, 1992) e na concepção interacional de leitura (Leffa, 1999; Kleiman, 2019) sob o viés da interdisciplinaridade entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Geografia, destinado a uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental II. O objetivo foi contribuir para a construção do sujeito leitor, abrangendo a comunicação e o pensamento crítico dos estudantes enquanto Competências Gerais da BNCC (2017) aliadas à interdisciplinaridades do uso das imagens como linguagem, alçando-as a instrumento de interação social, além de cooperar com a prática de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental por meio da elaboração de um protótipo didático voltado à leitura interacionista de imagens de paisagens. Os resultados apontaram que o protótipo didático auxiliou os docentes das disciplinas envolvidas a proporcionar aos alunos uma aprendizagem mais expressiva, levando-os a adquirir os novos letramentos requeridos pela sociedade contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Annie Rose dos Santos, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) (2015). Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá (UEM) - e-mail: arsantos@uem.br

Aline Alencar França Santos, Universidade Estadual de Maringá

Professora da rede estadual de ensino paranaense. Mestre em Letras pelo Programa Mestrado Profissionalizante em Letras (2023).

Referências

BAKHTIN, Mikhail. O problema do texto. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 327-358.

BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHINOV, Valentin Nikolaevich. 6. ed. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular – BNCC - 2017. Brasília: MEC/SEB, 2018.

COIMBRA, José de Ávila Aguiar. Considerações sobre a interdisciplinaridade. In: PHILIPPI JUNIOR, Arlindo; TUCCI, Carlos E. Morelli; HOGAN, Daniel J.; NAVEGANTES, Raul (ed.). Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais. São Paulo: Signus Editora, 2000. p. 52-70.

DELL’ISOLA, Regina Lúcia P. A interação sujeito-linguagem em leitura. In: MAGALHÃES, Izabel (org.). As múltiplas faces da linguagem. Brasília: UnB, 1996.

FAZENDA, Ivani Catarina A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco P. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2011.

FUZA, Ângela Francine; OHUSCHI, Márcia Cristina Greco; MENEGASSI, Renilson José. Concepções de linguagem e o ensino da leitura em língua materna. Revista Linguagem & Ensino, Pelotas, RS, v. 14, n. 2, p. 479-501, jul./dez. 2011.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Matrizes de referência de língua portuguesa e matemática do SAEB: documento de referência do ano de 2001. Brasília, DF: INEP, 2020.

JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. 12. ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2008.

KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos a leitura. 9. ed. Campinas: Pontes, 2004.

LEFFA, Vilson J. Perspectiva no estudo da leitura: texto, leitor e interação social. In: LEFFA, Vilson J.; PEREIRA, Aracy E. (org.). O ensino da leitura e produção textual: alternativas de renovação. Pelotas: Educat, 1999, p. 13-37.

MACIEL, Caio Augusto Amorim. A retórica da paisagem: um instrumento de interpretação geográfica. Espaço e Cultura (UERJ), Rio de Janeiro, n. 26, p. 32-48, jul./dez. 2009. DOI: https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2009.3553

MORATO, Edwiges Maria. O interacionismo no campo linguístico. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina (org.). Introdução à linguística: fundamentos epistemológicos. São Paulo: Cortez, 2004. v. 3, p. 311-352.

PERFEITO, Alba Maria. Concepções de linguagem, teorias subjacentes e ensino de língua portuguesa. In: MENEGASSI, Renilson; SANTOS, Annie; RITTER, Lílian (org.). Concepções de linguagem e ensino. Maringá: Eduem, 2010. p. 23.

ROJO, Roxane H.; MOURA, Eduardo (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2008.

SANTOS, Milton. Da totalidade ao lugar. 7. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005.

SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. 4. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.

Publicado

2024-04-30

Como Citar

DOS SANTOS, ANNIE ROSE; FRANÇA SANTOS, Aline Alencar. O texto imagético: o trabalho interdisciplinar com Língua Portuguesa e Geografia no 8º ano . Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 173–185, 2024. DOI: 10.5433/2237-4876.2024v27n1p173-185. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/49432. Acesso em: 21 dez. 2024.