O texto imagético

o trabalho interdisciplinar com Língua Portuguesa e Geografia no 8º ano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n1p173-185

Palavras-chave:

Protótipo didático ao 8o ano, Profletras, Interdisciplinaridade Língua Portuguesa e Geografia

Resumo

Apresenta-se o resultado de um protótipo didático elaborado no  Profletras, apoiado nos princípios da pedagogia dos multiletramentos (Rojo, 2012), na prática da leitura e análise de textos-enunciados multissemióticos na perspectiva interacionista de linguagem (Bakhtin, 2003; Volochinov, 1992) e na concepção interacional de leitura (Leffa, 1999; Kleiman, 2019) sob o viés da interdisciplinaridade entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Geografia, destinado a uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental II. O objetivo foi contribuir para a construção do sujeito leitor, abrangendo a comunicação e o pensamento crítico dos estudantes enquanto Competências Gerais da BNCC (2017) aliadas à interdisciplinaridades do uso das imagens como linguagem, alçando-as a instrumento de interação social, além de cooperar com a prática de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental por meio da elaboração de um protótipo didático voltado à leitura interacionista de imagens de paisagens. Os resultados apontaram que o protótipo didático auxiliou os docentes das disciplinas envolvidas a proporcionar aos alunos uma aprendizagem mais expressiva, levando-os a adquirir os novos letramentos requeridos pela sociedade contemporânea.

Biografia do Autor

Aline Alencar França Santos, Universidade Estadual de Maringá

Professora da rede estadual de ensino paranaense. Mestre em Letras pelo Programa Mestrado Profissionalizante em Letras (2023).

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

DOS SANTOS, ANNIE ROSE; FRANÇA SANTOS, Aline Alencar. O texto imagético: o trabalho interdisciplinar com Língua Portuguesa e Geografia no 8º ano . Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 173–185, 2024. DOI: 10.5433/2237-4876.2024v27n1p173-185. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/49432. Acesso em: 22 jul. 2024.