Progressão curricular: uma proposta de ensino de língua portuguesa em um curso técnico profissionalizante
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2009v12n2p285Palavras-chave:
Interacionismo sócio-discursivo, Gêneros textuais, Ensino de Língua Portuguesa.Resumo
Este artigo apresenta uma proposta de progressão de gêneros textuais para um curso técnico da área da construção civil, a ser aplicado no 2º semestre de 2009. Trata-se, portanto, de uma pesquisa-ação, pois se realizará em ação cooperativa e participativa dos atores envolvidos - professor e alunos. O artigo dialoga com a teoria do interacionismo sócio-discursivo e com a proposta de trabalho com as ações de linguagem semiotizadas em gêneros de texto, conforme postulam Bronckart (1999), Dolz e Schneuwly (2004) e Nascimento (2009). A proposta pedagógica delineada pretende desenvolver as capacidades de linguagem dos alunos por meio do trabalho com os gêneros de textos das esferas jornalística, acadêmica e técnica-profissional, atendendo, assim, ao novo paradigma de ensino de línguas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sueli Correia Lemes Valezi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.










