Progressão curricular: uma proposta de ensino de língua portuguesa em um curso técnico profissionalizante
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2009v12n2p285Palavras-chave:
Interacionismo sócio-discursivo, Gêneros textuais, Ensino de Língua Portuguesa.Resumo
Este artigo apresenta uma proposta de progressão de gêneros textuais para um curso técnico da área da construção civil, a ser aplicado no 2º semestre de 2009. Trata-se, portanto, de uma pesquisa-ação, pois se realizará em ação cooperativa e participativa dos atores envolvidos – professor e alunos. O artigo dialoga com a teoria do interacionismo sócio-discursivo e com a proposta de trabalho com as ações de linguagem semiotizadas em gêneros de texto, conforme postulam Bronckart (1999), Dolz e Schneuwly (2004) e Nascimento (2009). A proposta pedagógica delineada pretende desenvolver as capacidades de linguagem dos alunos por meio do trabalho com os gêneros de textos das esferas jornalística, acadêmica e técnica-profissional, atendendo, assim, ao novo paradigma de ensino de línguas.
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