O gênero videoclipe sob um olhar intersemiótico

Autores

  • Keity Cassiana Seco Bruning Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2009v12n2p35

Palavras-chave:

Texto sincrético, Percurso significativo, Fazer persuasivo.

Resumo

Este trabalho objetiva analisar a projeção significativa e discursiva do videoclipe, gênero textual sincrético formado por três planos de expressão: o linguístico, o imagético e o melódico.Para isso, será utilizada a semiótica greimasiana, fundamentação teórica que tem como principal metodologia o percurso gerativo de sentido, composto por diferentes níveis: discursivo, narrativo e fundamental. Também se fará uso, para investigar a melodia, da semiótica da canção, de Luiz Tatit. Busca-se, portanto, observar o processo de produção e veiculação dos sentidos em um texto híbrido, para verificar como a dialogicidade existente entre as diversas linguagens pode reforçar o fazer persuasivo de um texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keity Cassiana Seco Bruning, Universidade Estadual de Londrina

 

Doutoranda em Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina. Atua como professora no ensino superior (UNOPAR), e também na rede pública de ensino (SEED-PR).

 

 

 

Downloads

Publicado

2009-12-15

Como Citar

BRUNING, Keity Cassiana Seco. O gênero videoclipe sob um olhar intersemiótico. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 35–60, 2009. DOI: 10.5433/2237-4876.2009v12n2p35. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4929. Acesso em: 30 dez. 2024.