A organização composicional da tira em quadrinhos
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2009v12n2p225Palavras-chave:
Gênero discursivo, Tira em quadrinhos, Organização composicional.Resumo
Este artigo tem como objetivo presentar como o trabalho com a organização composicional do gênero discursivo tira em quadrinhos ocorre em uma das oficinas produzidas para a elaboração de uma Sequência Didática (SD) destinada à oitava série do Ensino undamental. Para tanto, como suporte teórico, utilizamos os pressupostos de Bakhtin e seu Círculo, no que diz respeito aos estudos sobre interação e escrita e gêneros discursivos, e de Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004), no que concerne à produção de uma SD. Com relação às tiras em quadrinhos, para que o aprendizado se efetive, os resultados mostram que: a) é preciso fazer com que o aluno perceba que ele está lidando com uma narração, a qual, diferentemente de outros textos, utiliza recursos peculiares como a linguagem visual atrelada à verbal; b) a narrativa se dá por uma sequência cronológica, a qual é marcada pela divisão vertical dos quadrinhos que compõem as tirinhas; c) os balões, com seus diversos contornos, marcam a expressividade dos personagens, isto é, apresentam a linguagem verbal de uma tirinha; d) as onomatopéias, recursos sonoros utilizados nos quadrinhos, indicam movimento e dão mais vida à ação da narrativa; e) o discurso predominante nas tiras em quadrinhos é o diálogo entre os personagens.
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