A organização composicional da tira em quadrinhos
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2009v12n2p225Palavras-chave:
Gênero discursivo, Tira em quadrinhos, Organização composicional.Resumo
Este artigo tem como objetivo presentar como o trabalho com a organização composicional do gênero discursivo tira em quadrinhos ocorre em uma das oficinas produzidas para a elaboração de uma Sequência Didática (SD) destinada à oitava série do Ensino undamental. Para tanto, como suporte teórico, utilizamos os pressupostos de Bakhtin e seu Círculo, no que diz respeito aos estudos sobre interação e escrita e gêneros discursivos, e de Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004), no que concerne à produção de uma SD. Com relação às tiras em quadrinhos, para que o aprendizado se efetive, os resultados mostram que: a) é preciso fazer com que o aluno perceba que ele está lidando com uma narração, a qual, diferentemente de outros textos, utiliza recursos peculiares como a linguagem visual atrelada à verbal; b) a narrativa se dá por uma sequência cronológica, a qual é marcada pela divisão vertical dos quadrinhos que compõem as tirinhas; c) os balões, com seus diversos contornos, marcam a expressividade dos personagens, isto é, apresentam a linguagem verbal de uma tirinha; d) as onomatopéias, recursos sonoros utilizados nos quadrinhos, indicam movimento e dão mais vida à ação da narrativa; e) o discurso predominante nas tiras em quadrinhos é o diálogo entre os personagens.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Natália Gonçalves Moterani, Renilson José Menegassi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.










