Didática da Oralidade

uma entrevista com Joaquim Dolz

Autores

  • Joaquim Dolz Universidade de Genebra (UNIGE)
  • Letícia Jovelina Storto Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) https://orcid.org/0000-0002-7175-338X
  • Luciana de Almeida Graça Universidade de Toronto (U of T)
  • Kléber Aparecido da Silva Universidade de Brasília (UnB) https://orcid.org/0000-0002-7815-7767

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2023v26n1p161

Palavras-chave:

Didática do Oral, Entrevista, Joaquim Dolz

Resumo

Joaquim Dolz é Professor da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra, Suíça, em que atuava na área de Didática de línguas e formação de professores. Realiza pesquisas sobre o desenvolvimento da linguagem e o ensino-aprendizagem de línguas e dirige o grupo GRAFE-FORENDIF (Recherche pour l’Analyse du Français Enseigné et Formation des Enseignants en Didactique du Français).

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Biografia do Autor

Joaquim Dolz, Universidade de Genebra (UNIGE)

Doutor em Ciências da Educação - Didática de Línguas, pela Universidade de Genebra - UNIGE, Suíça (1990). Professor Honorário da Universidade de Genebra - UNIGE, Suíça.

Letícia Jovelina Storto, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio.

Luciana de Almeida Graça, Universidade de Toronto (U of T)

Doutora em Didática pela Universidade de Aveiro - UA, Portugal (2010). Leitora do Camões - Instituto
da Cooperação e da Língua Portuguesa, I.P. (Camões I.P.), no Departamento de Espanhol e de Português da Universidade de Toronto - U of T, Canadá. Contato: luciana.graca@utoronto.ca; lucianagraca@camoes.mne.pt

Kléber Aparecido da Silva, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Unesp, Brasil (2010). Docente da Universidade de Brasília - UnB, Brasil. Contato: kleberaparecidodasilva@gmail.com

Referências

AS POTENCIALIDADES da canção no ensino de oralidade. [S. l.: s. n.], 2022. 1 vídeo (1h51 min.38). Publicado pelo canal LABOR. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kmJ8JrHH8fI. Acesso em: 01 jan. 2023.

DOLZ, Joaquim; LIMA, Gustavo; ZANI, Juliana Bacan. Plurilinguismo e multimodalidade no ensino de poesia visual: análise de uma videoaula em libras. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 22, n. 1, p. 147162, jan./abr. 2022.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard (ed.). S'exprimer en français: séquences didactiques pour l'oral et pour l'écrit. 2. ed. Bruxelles: De Boeck, 2001. v. 1: 1ère.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Pour un enseignement de l'oral: initiation aux genres formels à l'école. 4th ed. Issy-les-Moulineaux: ESF Éditeur, 2016.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Les genres scolaires: des pratiques langagières aux objets d'enseignement. Repères, Paris, n. 15, p. 27-40, 1997.

Publicado

2023-08-11

Como Citar

DOLZ, J.; STORTO, L. J.; GRAÇA, L. de A.; DA SILVA, K. A. Didática da Oralidade: uma entrevista com Joaquim Dolz. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 161–172, 2023. DOI: 10.5433/2237-4876.2023v26n1p161. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/48303. Acesso em: 3 dez. 2023.

Edição

Seção

Entrevista