Interlíngua e conversação exolíngua

Autores

  • Lélia Machado Rocha Pereira Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2003v6n2p181

Palavras-chave:

Interlíngua, Língua natural, Língua alvo, Aquisição, Exolíngua.

Resumo

Este trabalho faz parte de uma pesquisa de sala de aula sobre a compreensão oral (aspectos interativos) com enfoque na interação aluno-aluno. O objetivo da pesquisa foi investigar os recursos lingüísticos usados pelos alunos na compreensão oral da língua alvo numa atividade didática de uma escola de línguas especializada em língua francesa. A fundamentação teórica da pesquisa apoiou-se em Selinker, Giacobbe e Py. Partindo de um estudo de corpus de interação, constatou-se que o aluno remete sempre a apropriação da língua estrangeira à língua materna, passando pela interlíngua, assim o presente trabalho tem o propósito de discutir a questão da interlíngua e a conversação exolíngua.

 

Biografia do Autor

Lélia Machado Rocha Pereira, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Letras Franco-Portuguesas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Londrina (1970) e mestrado em Letras (Língua e Literatura Francesa) pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Londrina. Atuando principalmente nos seguintes temas: Compreensão Oral, Ensino, Habilidades Lingüísticas, Interação, Língua Francesa.

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Publicado

2004-12-15

Como Citar

PEREIRA, Lélia Machado Rocha. Interlíngua e conversação exolíngua. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 181–194, 2004. DOI: 10.5433/2237-4876.2003v6n2p181. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4827. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos