A relação entre a crítica literária e os modelos de leitura aplicados ao ensino-aprendizagem de língua Inglesa

Autores

  • Eliane Righi de Andrade PUC-Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n1p25

Palavras-chave:

crítica literária, Modelos de leitura, Ensino-aprendizagem, língua estrangeira

Resumo

Neste trabalho, propomos estabelecer uma relação entre alguns modelos teóricos da crítica literária e certas concepções de leitura utilizadas no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, especificamente do inglês, discutindo de que forma os primeiros condicionam modos de ler e interpretar e a constituição do imaginário de professores em formação de línguas, os quais se reportam, em suas falas, a algumas dessas imagens cristalizadas do que é ler. Essas representações estão em extrema relação com a prática pedagógica futura desses professores. Dessa forma, pretendemos problematizar essas representações, sugerindo outras perspectivas de leitura.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eliane Righi de Andrade, PUC-Campinas

Sou doutorada em Linguística  Aplicada pela Unicamp (Língua Inglesa), mestrada em educação pela PUC e bacharelada e licenciada pela USP em inglês/português. Atuo, hoje, como professora de língua inglesa, gramática e também no projeto de atuação, no curso de Letras Inglês/Português na PUC-Campinas. Participo do grupo de pesquisa Vozes (in)fames, na Unicamp, onde desenvolvo também meu pós-doutorado.

Downloads

Publicado

2010-06-10

Como Citar

DE ANDRADE, E. R. A relação entre a crítica literária e os modelos de leitura aplicados ao ensino-aprendizagem de língua Inglesa. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 25–40, 2010. DOI: 10.5433/2237-4876.2010v13n1p25. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4809. Acesso em: 7 maio. 2024.