PDE – Prova Brasil (2009): instrumento de avaliação ou programa de ensino de leitura?
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n1p107Palavras-chave:
Prova Brasil, Língua Portuguesa, Ensino.Resumo
Este artigo se propõe a investigar o percurso de constituição da Língua Portuguesa em disciplina escolar no Brasil e, a partir disso, analisar o PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação (2009), na busca por compreender como se organiza seu instrumento de avaliação da qualidade da educação básica brasileira, a Prova Brasil, que avalia o desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática. Este estudo toma por base pesquisas realizadas no Brasil, na área da História da Educação com enfoque na história da disciplina de Língua Portuguesa. Além desses estudos, servem de referencial bibliográfico os PCNs e o PDE, publicado em 2009, o qual traz todo o planejamento da Prova Brasil, incluindo suas matrizes de referência, concepção de ensino de língua, métodos de elaboração e avaliação das questões propostas. Assim, o objetivo específico desse trabalho é investigar até que ponto a Prova Brasil se constitui apenas como um instrumento de avaliação.
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