Oralidade nos Documentos de Referência Curricular

Autores

  • Carla Maria Gerardo Henriques da Cunha Marques Univ. Coimbra (CELGA-ILTEC – Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) https://orcid.org/0000-0002-1320-5684

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2023v26n1p11

Palavras-chave:

oralidade, ensino, documentos curriculares

Resumo

O artigo aqui apresentado tem como objetivo central a análise dos documentos de referência curricular para o ensino do português em Portugal. Para tal, parte-se da apresentação de uma proposta de conceptualização do texto oral como uma realidade multimodal constituída pelos planos verbal, paraverbal e não verbal, que se materializa num dado género textual, pelo que envolve ainda uma dada situação de comunicação. De seguida, com base na leitura das Aprendizagens essenciais (2018), identificam-se os elementos que o documento associa à competência da oralidade, de modo a compreender qual a conceção que os documentos oficiais veiculam do oral e que planos / elementos constitutivos do texto oral são referidos explicitamente para o desenvolvimento dos conhecimentos, capacidades e atitudes considerados. A análise destes aspetos mostrará que, embora a oralidade seja assumida como uma competência central do currículo, estes documentos não consideram todos os elementos da oralidade, não preveem determinados aspetos de forma sistemática e não consideram uma evolução no âmbito da sua abordagem em contexto didático.

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Biografia do Autor

Carla Maria Gerardo Henriques da Cunha Marques, Univ. Coimbra (CELGA-ILTEC – Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra)

Doutora em Língua Portuguesa: investigação e ensino pela Universidade de Coimbra - UC, Portugal (2011).Investigadora na área da oralidade no grupo de estudos DPDA (Discurso e Práticas Discursivas Académicas)pertencente à unidade de investigação CELGA-ILTEC (Universidade de Coimbra). A sua dissertação dedoutoramento intitula-se A argumentação oral formal em contexto escolar (2010, Faculdade de Letras da Universidade deCoimbra). Autora de manuais escolares. Contato: carlacunhamarques@uc.pt

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Publicado

2023-08-11

Como Citar

GERARDO HENRIQUES DA CUNHA MARQUES, C. M. Oralidade nos Documentos de Referência Curricular. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 11–22, 2023. DOI: 10.5433/2237-4876.2023v26n1p11. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/47541. Acesso em: 21 maio. 2024.