Oralidade nos Documentos de Referência Curricular
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2023v26n1p11Palavras-chave:
oralidade, ensino, documentos curricularesResumo
O artigo aqui apresentado tem como objetivo central a análise dos documentos de referência curricular para o ensino do português em Portugal. Para tal, parte-se da apresentação de uma proposta de conceptualização do texto oral como uma realidade multimodal constituída pelos planos verbal, paraverbal e não verbal, que se materializa num dado género textual, pelo que envolve ainda uma dada situação de comunicação. De seguida, com base na leitura das Aprendizagens essenciais (2018), identificam-se os elementos que o documento associa à competência da oralidade, de modo a compreender qual a conceção que os documentos oficiais veiculam do oral e que planos / elementos constitutivos do texto oral são referidos explicitamente para o desenvolvimento dos conhecimentos, capacidades e atitudes considerados. A análise destes aspetos mostrará que, embora a oralidade seja assumida como uma competência central do currículo, estes documentos não consideram todos os elementos da oralidade, não preveem determinados aspetos de forma sistemática e não consideram uma evolução no âmbito da sua abordagem em contexto didático.
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