Avaliações acerca da Palatalização Progressiva por Estudantes Universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2023v26n2p104

Palavras-chave:

Sociolinguística variacionista, palatalização progressiva, percepção

Resumo

Esta pesquisa objetiva investigar, a partir de testes de atitudes e julgamentos linguísticos, a significação social das variantes envolvidas no processo de palatalização progressiva das oclusivas alveolares /t/ e /d/, como em formas linguísticas do tipo ‘mui[t]o ~ mui[tʃ]o’ e ‘gos[t]o ~ gos[tʃ]o, por parte de estudantes universitários alagoanos. Estudos sociolinguísticos com produção da fala espontânea indicam que esse processo linguístico sofre pressões sociais negativas (Henrique; Hora, 2012; Mota; Rollemberg, 1997; Oliveira, 2017; Santos, 1996; Souza Neto, 2014), sendo evitado por pessoas mais jovens, mais escolarizadas e do sexo feminino. Considerando esse mapeamento no Nordeste, esta pesquisa investiga como a variante palatalizada é avaliada no ambiente universitário. Para tanto, o estudo se dá por meio de experimentos desenvolvidos com a técnica matched-guise (Campbell-Kibler, 2009; Irvine, 2001; Lambert et al., 1960), com o intuito de analisar como aspectos subjetivos da identidade do falante podem interferir em julgamentos linguísticos e evidenciar valores socialmente estabelecidos. Portanto, foi aplicado um questionário de percepção e julgamento, através de formulário eletrônico, a 200 estudantes universitários da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL. Os resultados apontam para a existência de diferença na significação social que envolve a variante palatalizada a depender do contexto fonético/fonológico anterior à consoante oclusiva, se fricativa, como em palavras do tipo ‘gosto’ ou semivogal, como em ‘oito’. Sendo possível afirmar que, embora em ambos os casos haja uma avaliação negativa, quando a palatalização ocorre em ambiente de semivogal, o julgamento negativo é mais proeminente.

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Biografia do Autor

Aline Bezerra Falcão, Universidade de São Paulo

Doutoranda pelo programa de Semiótica e Linguística Geral do Departamento de Linguística - (CNPq/USP), sob orientação do Prof. Dr. Ronald Beline Mendes. Possui Mestrado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas - PPGLL/UFAL (2021). Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Alagoas (2019). Atuou como professora no Programa Qualifica Mais Progredir (1° ciclo) pelo Insitituto Federal de Alagoas (IFAL), no curso de Pedagogia na Faculdade do Sucesso (FAS) e no Instituto Superar . Atuou como monitora de redação no projeto de extensão pré-enem (UNEAL). Foi monitora nas disciplinas Introdução aos estudos linguísticos, Linguística I e Linguística III (UNEAL).

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Publicado

2023-08-30

Como Citar

OLIVEIRA, A. A. de; FALCÃO, A. B. Avaliações acerca da Palatalização Progressiva por Estudantes Universitários. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 104–117, 2023. DOI: 10.5433/2237-4876.2023v26n2p104. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/46862. Acesso em: 30 abr. 2024.