A Produção de Textos como Forma de Expressão e Colaboração:
reflexões sobre um projeto de escrita em turmas iniciais de alemão como língua adicional
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2022v25n2p53Palavras-chave:
Produção de textos, Alemão como Língua Adicional, Projetos didáticos como forma de reflexão e acolhimentoResumo
O presente artigo tem o objetivo de refletir sobre uma proposta de ensino-aprendizagem de
alemão como língua adicional (ALA) por meio de projetos de produção escrita. Tal proposta
foi desenvolvida com estudantes de uma turma inicial (Língua Alemã II) da Universidade
de São Paulo no ensino emergencial durante a pandemia de Covid-19. As atividades foram
elaboradas em três fases: (i) escolha do tema e elaboração do texto; (ii) realização da revisão
da produção das colegas (avaliação por pares); (iii) revisão e discussão em conjunto com
a professora e as monitoras. Os resultados do projeto evidenciaram a importância de
atividades de produção colaborativas com um viés crítico, como meio para possibilitar a
expressão individual em ALA. O processo de escrita e de avaliação em pares dos insumos
permitiu uma maior compreensão das necessidades das estudantes, não apenas no que tange
o conhecimento de língua, mas também de um espaço de colaboração e acolhimento. A
experiência com projetos de produção escrita enfatiza questões relevantes dentro de práticas
sociais contextualizadas, permitindo um espaço de interação e um maior envolvimento no
processo individual de aprendizagem de ALA em um ambiente crítico-reflexivo.
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