A Produção de Textos como Forma de Expressão e Colaboração:

reflexões sobre um projeto de escrita em turmas iniciais de alemão como língua adicional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2022v25n2p53

Palavras-chave:

Produção de textos, Alemão como Língua Adicional, Projetos didáticos como forma de reflexão e acolhimento

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de refletir sobre uma proposta de ensino-aprendizagem de
alemão como língua adicional (ALA) por meio de projetos de produção escrita. Tal proposta
foi desenvolvida com estudantes de uma turma inicial (Língua Alemã II) da Universidade
de São Paulo no ensino emergencial durante a pandemia de Covid-19. As atividades foram
elaboradas em três fases: (i) escolha do tema e elaboração do texto; (ii) realização da revisão
da produção das colegas (avaliação por pares); (iii) revisão e discussão em conjunto com
a professora e as monitoras. Os resultados do projeto evidenciaram a importância de
atividades de produção colaborativas com um viés crítico, como meio para possibilitar a
expressão individual em ALA. O processo de escrita e de avaliação em pares dos insumos
permitiu uma maior compreensão das necessidades das estudantes, não apenas no que tange
o conhecimento de língua, mas também de um espaço de colaboração e acolhimento. A
experiência com projetos de produção escrita enfatiza questões relevantes dentro de práticas
sociais contextualizadas, permitindo um espaço de interação e um maior envolvimento no
processo individual de aprendizagem de ALA em um ambiente crítico-reflexivo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marceli Aquino, Universidade de São Paulo - USP

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora da Universidade de São Paulo

Referências

AQUINO, Marceli. A monitoria acadêmica no ensino de alemão como língua adicional em contexto

universitário: reflexões sobre um projeto de formação crítica. Ensino & Pesquisa, União da Vitória, PR, v. 18,

n. 2, p. 23-35, 2020. DOI: https://doi.org/10.1097/01.BACK.0000653856.28220.55

AQUINO, Marceli. Projeto novela: uma abordagem comunicativa e intercultural no ensino de alemão como

língua estrangeira. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 22, n. 38, p. 31-47, 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/1982-8837223831

AQUINO, Marceli; FERREIRA, Mergenfel Vaz. Ensino de alemão com foco decolonial: uma discussão

sobre propostas didáticas para o projeto Zeitgeist. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 17, p. e1709, 2023. DOI: https://doi.org/10.14393/DLv17a2023-9

DOI: 10.14393/DLv17a2023-9e1709.

AQUINO, Marceli; OLIVEIRA, Paulo. A sala de aula invertida no ensino de alemão como língua adicional

em contexto acadêmico. In: ARANTES, Poliana Coeli Costa; UPHOFF, Dörthe (org.). Ensinar alemão em

tempos de (pós) pandemia: impactos e construção de novos saberes. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras,

No prelo.

AQUINO, Marceli; SCHMIDT, Camila M.; FEITOSA, Mariana L. Estratégias de aprendizagem individual no

ensino de alemão como língua adicional: um projeto de consultoria acadêmica. Revista do Gel, São Paulo, v. 19,

n. 1, p. 11-34, 2022. DOI: https://doi.org/10.12968/S2514-9768(23)90366-2

ARANTES, Poliana Coeli. Imagens de aprendizes de ALE em livros didáticos e o disciplinamento dos

saberes. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 21, n. 34, p. 1-30, 2018. DOI: https://doi.org/10.11606/1982-883721341

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Tradução de Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRAUN, Birgit; DOUBEK, Margit; SCHÄFER, Nicole. DaF kompakt neu A2. Kurs- und Übungsbuch.

Stuttgart: Klett, 2016.

CONSELHO DA EUROPA. Quadro europeu comum de referência para as línguas: aprendizagem, ensino, avaliação.

Porto, Portugal: Edições Asa, 2001. Disponível em: http://www.goethe.de/z/50/commeuro/deindex.htm/.

Acesso em: 03 set. 2021.

FAGUNDES, Isabella Zaiden Zara; AMADO, Giselly Tiago Ribeiro. ELLA - uma proposta decolonial

de ensino-aprendizagem de língua inglesa a distância. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS; ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A

DISTÂNCIA, 2020, São Carlos, SP. Anais [...]. São Carlos: UFSCar, 2020. Disponível em: https://cietenped.

ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1476/1128. Acesso em: 13 dez. 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

HADJI, Charles. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001.

KRUMM, Hans-Jürgen. Unterrichtsprojekte: praktisches Lernen im Deutschunterricht. Fremdsprache Deutsch,

Berlin, v. 4, p. 4-8, 1991.

MOITA LOPES, Luiz Paulo. Uma lingüística aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como

lingüista aplicado. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo (ed.). Por uma lingüística aplicada indisciplinar. São Paulo:

Parábola, 2006. p. 13-44.

MONTE MÓR, Walkyria. Crítica e letramentos críticos: reflexões preliminares. In: ROCHA, Cláudia Hilsdorf;

MACIEL, Ruberval Franco. (org.). Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. Campinas:

Pontes, 2013. p. 31-50. DOI: https://doi.org/10.1007/s15200-013-0599-6

PENNYCOOK, Alastair. Critical applied linguistics: a critical introduction. London: Routledge, 2001. DOI: https://doi.org/10.4324/9781410600790

PENNYCOOK, Alastair. Uma lingüística aplicada transgressiva. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo (org.).

Por uma lingüística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006. p. 67-84.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. Repensar o papel da lingüística aplicada. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo (org.).

Por uma lingüística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006. p. 149-168.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de

Letras Modernas. Apresentação. Habilitação de Alemão. São Paulo: USP, 2022. Disponível em: https://dlm.

fflch.usp.br/alemao/graduacao. Acesso em: 13 dez. 2022.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de

Letras Modernas. Projeto pedagógico do curso de Letras. São Paulo: USP, 2013. Disponível em: https://dlm.fflch.

usp.br/node/859. Acesso em: 13 dez. 2022.

URZÊDA-FREITAS, Marco Túlio. Educando para transgredir: reflexões sobre o ensino crítico de línguas

estrangeiras/inglês. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 51, n. 1, p. 77-98, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-18132012000100005

Publicado

2022-08-30

Como Citar

AQUINO, M. A Produção de Textos como Forma de Expressão e Colaboração:: reflexões sobre um projeto de escrita em turmas iniciais de alemão como língua adicional. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 53–64, 2022. DOI: 10.5433/2237-4876.2022v25n2p53. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/46232. Acesso em: 8 maio. 2024.