Ética em Educação Linguística:
sementes coloniais, flores decoloniais
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2022v25n2p11Palavras-chave:
Decolonialidade, Educação Linguística, Código de ÉticaResumo
Este artigo relata um projeto de pesquisa de doutorado, realizado pelo primeiro autor sob
orientação da segunda autora, cujo foco original era a elaboração de uma minuta de um
código de ética escrito para professores brasileiros de línguas. Embora este projeto tenha
sido inicialmente concebido para elaborar tal minuta à luz de algumas perspectivas éticas de
origens europeias, à medida que os proponentes estavam gerando dados com os participantes
da pesquisa, tornou-se evidente para eles que a visão de mundo centrada na Europa não
abordaria adequadamente as lutas e necessidades de professores brasileiros de línguas. Duas
instâncias de sementes coloniais que se tornaram flores decoloniais são, então, introduzidas.
A primeira diz respeito à concepção do projeto de pesquisa e à coleta de dados; e a segunda,
à própria análise. Não é preciso um vilarejo inteiro para fracassar, mas certamente é preciso
um para enfrentar o fracasso da maneira descrita neste artigo. Em um contexto altamente
competitivo como é a academia, tempo para falhar e refletir sobre isso pode parecer um
absurdo, para um grande número de estudiosos. O artigo termina com questões reflexivas a
serem respondidas de forma local e criativa por estudiosos e professores da área da educação
linguística.
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