Ética em Educação Linguística:

sementes coloniais, flores decoloniais

Autores

  • Alex Egido Universidade Estadual de Londrina
  • Viviane Furtoso Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2022v25n2p11

Palavras-chave:

Decolonialidade, Educação Linguística, Código de Ética

Resumo

Este artigo relata um projeto de pesquisa de doutorado, realizado pelo primeiro autor sob
orientação da segunda autora, cujo foco original era a elaboração de uma minuta de um
código de ética escrito para professores brasileiros de línguas. Embora este projeto tenha
sido inicialmente concebido para elaborar tal minuta à luz de algumas perspectivas éticas de
origens europeias, à medida que os proponentes estavam gerando dados com os participantes
da pesquisa, tornou-se evidente para eles que a visão de mundo centrada na Europa não
abordaria adequadamente as lutas e necessidades de professores brasileiros de línguas. Duas
instâncias de sementes coloniais que se tornaram flores decoloniais são, então, introduzidas.
A primeira diz respeito à concepção do projeto de pesquisa e à coleta de dados; e a segunda,
à própria análise. Não é preciso um vilarejo inteiro para fracassar, mas certamente é preciso
um para enfrentar o fracasso da maneira descrita neste artigo. Em um contexto altamente
competitivo como é a academia, tempo para falhar e refletir sobre isso pode parecer um
absurdo, para um grande número de estudiosos. O artigo termina com questões reflexivas a
serem respondidas de forma local e criativa por estudiosos e professores da área da educação
linguística.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alex Egido, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, na Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Viviane Furtoso, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Estudos Linguísticos (2011) pela UNESP, campus São José do Rio Preto. Realizou seu pós-doutorado na Georgetown University, nos Estados Unidos, no período de setembro a dezembro de 2015, com bolsa Capes/Fulbright. É docente efetiva do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Referências

BARBOSA, Elizabeth Mello. Subsídios para um código de ética na profissão de ensinar línguas. 2014. 214 f.

Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade de Brasília, Brasília, 2014.

BENTHAM, Jeremy. A fragment on Government. London: T. Payne, 1776. DOI: https://doi.org/10.1093/oseo/instance.00077301

BENTHAM, Jeremy. An introduction to the principles of morals and legislation. New York: Hafner Publishing,

DE COSTA, Peter I. Ethics in applied linguistics research: an introduction. In: DE COSTA, Peter I. (org.).

Ethics in applied linguistics research: language researcher narratives. New York: Routledge, 2016. p. 1-11. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315816937-1

DE COSTA, Peter I.; LEE, Jongbong; RAWAL, Hima; LI, Wendy. Ethics in applied linguistics research.

In: MCKINLEY, Jim; ROSE, Heath (ed.). The Routledge handbook of research methods in applied linguistics.

New York, NY: Routledge, 2019. p. 122-130.

DE COSTA, Peter I.; RANDEZ, Robert A.; HER, Lee; GREEN-ENEIX, Curtis. Navigating ethical

challenges in second language narrative inquiry research. System, New Jersey, v. 102, p. 1-9, Nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.system.2021.102599

DUBOC, Ana Paula Martinez. Atitude decolonial na universidade e na escola: por uma educação outra.

In: MASTRELLA-DE-ANDRADE, Mariana R. (org.). (De)Colonialidades na relação escola-universidade para a

formação de professoras(es) de línguas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2021. p. 151-177.

DUNFORD, Robin. Toward a decolonial global ethics. Journal of Global Ethics, London, v. 13, n. 3, p. 380-397, DOI: https://doi.org/10.1080/17449626.2017.1373140

EGIDO, Alex A. Ética docente: encarando possibilidades de violência e de humanidade com vistas a uma

educação linguística. 2022. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de

Londrina, Londrina, 2022.

EGIDO, Alex A.; BROSSI, Giuliana C. Ethical dilemmas in language classrooms: questioning otherwise.

Entretextos, Londrina, v. 22, n. 1, p. 164-182, 2022. DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n1p164

EGIDO, Alex A. Concepts of ethics in applied linguistics research. Revista Horizontes de Linguística Aplicada,

Brasília, v. 19, n. 2, p. 118-136, 2020. DOI: https://doi.org/10.17116/oftalma2020136041118

EGIDO, Alex A. Ética professoral de línguas. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2019. Research

project submitted to the Universidade Estadual de Londrina Institutional Review Board. CAAE:

2.0000.5231. 2019a.

EGIDO, Alex A. O eu e o outro: uma breve história da ética em pesquisa em Linguística Aplicada. 2019. 353 f.

Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2019b.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz & Terra, 1968.

GESTURING TOWARDS DECOLONIAL FUTURES. The gifts of failure. Disponível em: https://

decolonialfutures.net/portfolio/the-gifts-of-failure/. Acesso em: 8 nov. 2022.

KRENAK, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

KUBANYIOVA, Magdalena. Rethinking research ethics in contemporary applied linguistics: the tension

between macroethical and microethical perspectives in situated research. The Modern Language Journal, London,

v. 92, n. 4, p. 503-518, 2008.

LÉVINAS, Emmanuel. Do sujeito ético ao sujeito político. Aparecida, SP: Santuário, 2010.

LÉVINAS, Emmanuel. Totalidade e infinito. São Paulo: Edições 70, 2020.

MALDONADO-TORRES, Nelson. On the coloniality of being. Cultural Studies, London, v. 21, n. 2-3, DOI: https://doi.org/10.1080/09502380601162548

p. 240-270, 2007.

MIGNOLO, Walter. Epistemic disobedience, independent thought and de-colonial freedom. Theory, Culture

& Society, Los Angeles, v. 26, n. 7, p. 1-23, 2009. DOI: https://doi.org/10.5810/kentucky/9780813125381.003.0004

MIGNOLO, Walter. Looking for the meaning of “decolonial gesture”. E-misférica, Nova York, v. 11,

n. 1, 2014. Disponível em: https://hemisphericinstitute.org/en/emisferica-11-1-decolonial-gesture/11-

-essays/looking-for-the-meaning-of-decolonial-gesture.html#:~:text=%E2%80%9CDecolonial%20

gestures%E2%80%9D%20would%20be%20any,and%20of%20which%20it%20depends. Acesso em: 8 nov.

MIGNOLO, Walter. The darker side of western modernity: global futures, decolonial options. Durham: Duke

University Press, 2011.

MILL, John Stuart. On liberty. In: GRAY, Jonathan (org.). On liberty and other essays. New York, NY: Oxford

University Press, 1991a. p. 5-130.

MILL, Jonathan S. Utilitarianism. In: GRAY, Jonathan (org.). On liberty and other essays. New York, NY: Oxford

University Press, 1991b. p. 131-201.

PAGE, Ruth. Ethics revisited: rights, responsibilities, and relationships in online research. Applied Linguistics

Review, Netherlands, v. 8, n. 2-3, p. 315–320, 2017. DOI: https://doi.org/10.1515/applirev-2016-1043

POTRATA, Barbara. Rethinking the ethical boundaries of a grounded theory approach. Research Ethics,

Stirling, v. 6, n. 4, p. 154-158, 2010.

REIS, Simone. Análise paradigmática e sintagmática em pesquisa qualitativa com dados de linguagem

humana. Signum: Estudos da Linguagem, Londrina, v. 21, n. 2, p. 147-172, 2018. DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2018v21n2p147

SILVA, Jhuliane E. Colaboração e formação continuada de professoras: a pedagogia do encontro. 2021. 372 f. Tese

(Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, 2021.

SIQUEIRA, Domingos Sávio Pimentel. Inglês como Língua franca não é zona neutra, é zona transcultural de

poder: por uma descolonização de concepções, práticas e atitudes. Línguas & Letras, Cascavel, PR, v. 19, n. 44,

p. 93-113, 2018.

SOUZA, Lynn Mário Trindade Menezes de; DUBOC, Ana Paula Martinez. De-universalizing the decolonial:

between parentheses and falling skies. Gragoatá, Rio de Janeiro, v. 26, n. 56, p. 876-911, set. 2021. DOI: https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i56.51599

SPILIOT, Tereza; TAGG, Caroline. The ethics of online research methods in applied linguistics: challenges,

opportunities, and directions in ethical decision-making. Applied Linguistics Review, Netherlands, v. 8, n. 2-3,

p. 163-167, 2017.

TODD, Sharon. Learning from the other: Levinas, psychoanalysis, and ethical possibilities in education. New

York: State University of New York Press, 2003.

VERONELLI, Gabriela. A coalitional approach to theorizing decolonial communication. Hypatia, Cambridge,

v. 31, n. 2, p. 404-420, 2016.

WALSH, Catherine E. Decoloniality in/as praxis. In: WALSH, Catherine E.; MIGNOLO, Walter D.

On decoloniality: concepts, analytics, and praxis. London: Duke University Press, 2018. p. 15-104.

ZEMBYLAS, Michalinos. Toward a decolonial ethics in human rights and peace education. International Journal

of Human Rights Education, San Francisco, v. 4, n. 1, p. 1-31, 2020.

Publicado

2022-08-30

Como Citar

EGIDO, A.; FURTOSO, V. Ética em Educação Linguística:: sementes coloniais, flores decoloniais. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 11–23, 2022. DOI: 10.5433/2237-4876.2022v25n2p11. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/46213. Acesso em: 1 maio. 2024.